Hero Image
Imagem
5 minutes min

Isolamento acústico de bares e casas noturnas: quais as melhores soluções?

A eficiência do isolamento acústico nestes espaços deve compor a lista de prioridade de arquitetos, projetistas e, claro, dos proprietários dos estabelecimentos.

O cuidado com o isolamento acústico para bares e casas noturnas deve ser prioridade no planejamento desses espaços. 

Afinal, esses locais, que, além da música alta, atraem multidões empolgadas e que querem se divertir, muitas vezes estão em meio a áreas residenciais. Além disso, locais sem controle acústico adequado permitem que vozes e ruídos circularem livremente no ambiente, deixando aquela sensação de muitos sons ao mesmo tempo num mesmo local. 

Então, como ter um empreendimento que garanta mais conforto, privacidade e que, do lado de fora desses espaços, os moradores do bairro tenham silêncio e sossego? A boa notícia é que é possível conciliar esses interesses: basta aplicar as soluções corretas para isolamento acústico de bares e casas noturnas.  

Com isso, tanto os proprietários quanto arquitetos e projetistas podem dar um show quando se trata de oferecer máxima diversão aos presentes e zero perturbação à vizinhança!  

Continue a leitura para entender quais os melhores materiais para garantir o isolamento acústico de bares e casas noturnas. 

Leia também > Veja nossas dicas para desenvolver um projeto de isolamento termoacústico 

Por que se preocupar com isolamento acústico de bares e casas noturnas? 

Antes de falarmos sobre as 3 soluções de isolamento acústico para bares e casas noturnas, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a importância desse cuidado para a boa convivência com os vizinhos.  

Vamos ressaltar também o fato de essa solução funcionar a um elemento de segurança para estabelecimentos fechados. 

 
Proteção contra o vazamento do som

Por um lado, soluções como absorção acústica têm como objetivo aprimorar a experiência de quem está curtindo a noite no espaço. Por outro, o isolamento acústico é necessário para garantir que o estabelecimento não atrapalhe os moradores dos arredores. 

Nesse sentido, a Norma Brasileira 10.151 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma tabela dos ruídos recomendados. Os limites de decibéis variam a depender do tipo de áreas. Portanto, o objetivo é criar mecanismos para controlar a poluição sonora

Por exemplo: em áreas mistas, com vocação recreacional, como casas noturnas, os ruídos não devem passar de 65 dBs durante o dia e 55 dBs, de noite. 

Imagem

Confira também o que diz o Código Civil, no Artigo 1277: 

“O proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”. 

Além disso, todos os municípios brasileiros podem ter legislações próprias com penalidades. Portanto, há autonomia municipal para impor desde notificações por escrito, passando por multas, até o fechamento do estabelecimento.  

Veja também > Entenda a importância do isolamento térmico e acústico em restaurantes 

 

Proteção contra propagação de chamas

O isolamento acústico para bares e casas noturnas com a lã de vidro Wallfelt tem papel multifuncional. 

Além de atenuar a passagem do som interno para as áreas externas, a lã de vidro é incombustível. Portanto, não pega fogo! 

Ela eleva a segurança dos estabelecimentos fechados por não propagar chamas, não gotejar, nem exalar fumaça tóxica. 

Para atender essa demanda, a Isover desenvolveu Wallfelt, lã de vidro para ser aplicada entre as placas de drywall.  

O sistema completo, composto por placas resistentes ao fogo com recheio da lã de vidro, funciona como uma eficiente barreira antichamas aos ambientes onde é aplicada. Desse modo, a proteção oferece tempo suficiente para evacuação dos espaços em caso de incidentes. 

Portanto, incluir essas soluções de múltiplas funções ao desenvolver projetos para isolamento acústico de bares e casas noturnas não apenas oferece a devida barreira acústica para não importunar a vizinhança, mas também a proteção necessária aos frequentadores em caso de incêndio. 

 

Soluções para isolamento acústico em bares e casas noturnas 

Imagem

Proprietários, arquitetos e projetistas podem recorrer a soluções de alto desempenho da Isover para isolamento acústico de bares e casas noturnas.  

Desse modo, a acústica do projeto será capaz de beneficiar a experiência dos clientes, bem como a paz da vizinhança. 

Confira, na sequência, a lista com as melhores soluções:  

 
Janelas e portas antirruídos

Janelas e portas são áreas elementares, quando se trata de aplicação de soluções para isolamento acústico de bares e casas noturnas. Afinal, respondem por grande parte dos ruídos que “vazam” e atrapalham a vizinhança. Por isso, a instalação de janelas e portas antirruídos ajuda para resolver esse problema. 

Outra solução para diminuir os ruídos é a Banda Acústica Placo, que impede a passagem do som pelas frestas da janela.  

 

Forros acústicos

Quando se trata da acústica em bares e casas noturnas, os forros também podem ter um importante papel no sucesso do projeto acústico. 

A Ecophon, marca do grupo Saint-Gobain, disponibiliza soluções para essas áreas. Nos forros, existem opções de soluções acústicas em lã de vidro, em gesso e também personalizadas - desenvolvidas com uma variedade de materiais e acabamentos.  

Essa solução ideal combina performance acústica, além de produzir efeitos diferenciados no acabamento. 

Reforce o isolamento acústico para bares e restaurantes com drywall 

Aqui, vale reforçar a importância de se instalar o sistema completo de drywall com lã de vidro para o isolamento acústico de bares e casas noturnas. 

Além das vantagens relativas à proteção contra vazamento de som e barreira antichamas, mencionadas anteriormente, as paredes de drywall com recheio de Wallfelt evitam a proliferação de fungos e bactérias. 

Essa propriedade é essencial para impedir deformações nas estruturas causadas por mofo.  

Outra vantagem é o fato de a Wallfelt possibilitar excelente integração aos sistemas hidráulicos, elétricos e demais cabeamentos. 

Como a lã de vidro não propaga chamas, torna-se uma espécie de abrigo mais seguro para as instalações elétricas. 

Sendo assim, o isolamento acústico para bares e casas noturnas pode ir muito além com soluções mais abrangentes. 

Aproveite nossas dicas para elevar a qualidade dos seus projetos!