Soluções Acústicas
4 minutes min

Entenda o que é poluição sonora e os efeitos causados em sua saúde

entenda_o_que_e_poluicao_sonora_e_os_efeitos_causados_em_sua_saude_1 (1)

 

Você sabia que a poluição sonora pode ser a responsável por sua irritação, cansaço e falta de sono? Veja como ter um lar mais confortável.

A audição é um sentido evolutivo fundamental, em que a percepção de sons e ruídos nos ajuda na comunicação e identificação de fontes de perigo. Atualmente, ela tem sofrido cada dia mais com um efeito capaz de prejudicar a saúde e diminuir a capacidade auditiva, a poluição sonora.

Essa condição constante em nossa rotina traz prejuízos a curto e longo prazo para todos que estão expostos a ela. Pensando na importância desse assunto, reunimos algumas informações importantes sobre o que é poluição sonora e seus efeitos na saúde das pessoas. Continue a leitura conosco e confira!

O que é poluição sonora?

A poluição sonora é todo e qualquer ruído que possa causar danos à saúde. São diversas as situações que provocam desconforto acústico, desde uma pessoa falando alto, até o ruído de um avião decolando.

Ela acontece quando o som altera a condição normal da audição em um espaço. Diferente de outros tipos de poluição, não se acumula no meio ambientes, entretanto, ocasiona diversos dados à saúde, qualidade de vida, e fauna, sendo considerada um problema de saúde pública em todo o mundo.

A poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais dos grandes centros urbanos e um dos fatores ambientais que mais provoca problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são os malefícios da poluição sonora?

Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças, que abordamos em mais detalhes abaixo.

Efeitos auditivos

Ao saber o que é poluição sonora, é fácil entender porque ela é a causa mais comum de perda auditiva. Nosso sistema auditivo é formado por células sensoriais de audição que, uma vez lesadas, não se regeneram.

A surdez causada pelos barulhos pode acontecer a longo prazo, como em exposição prolongada a um ambiente de nível de ruído médio, como indústrias e trânsito, ou imediato, como um tiro de revólver próximo ao ouvido. 

Irritação

A irritação aparece quando o ruído interfere nas atividades diárias, em sentimentos, sono e momentos de descanso, provocando reações negativas como raiva, cansaço, e outros sintomas de estresse.

Doença cardiovascular

Os barulhos excessivos também podem ser relacionados com doenças como infarto, hipertensão arterial e acidente vascular encefálico. Devido à exposição constante, ocorre maior estímulo no sistema nervoso autônomo, elevando a pressão, e contribuindo para processos como a aterosclerose.

Desempenho cognitivo

Como afirmamos acima, barulhos excessivos são considerados pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública por seus efeitos sobre crianças e adolescentes. Nessa idade, os ruídos aumentam os efeitos da irritabilidade, dificuldade de concentração e frustração, prejudicando diretamente o desempenho profissional e cognitivo. 

Distúrbios do sono

A qualidade do sono interfere de forma direta na saúde. Mesmo enquanto dormimos, percebemos e reagimos aos ruídos, que impedem o efeito restaurador de diversas funções, mantendo o nível de estresse elevado de forma inconsciente. 

Como minimizar os malefícios dos ruídos excessivos?

É possível ver que um ambiente silencioso não só nos acalma, como também nos traz mais saúde. Por isso, investir em soluções que levem mais conforto acústico para o seu lar é um investimento com vários benefícios.

Atualmente, alguns exemplos de isolamento acústico, que minimizam ruídos e protegem o indivíduo dos malefícios dos barulhos, como:

  • Dispositivos de vedação;

  • Janelas e portas antirruído;

  • Drywall com lã de vidro;

  • Painéis acústicos;

  • Revestimentos de gesso.

O drywall, por exemplo, é um material sustentável e termoacústico, responsável por atenuar ruídos internos e externos, com a possibilidade de aplicação de lãs de vidro como o Wallfelt para aumentar o isolamento acústico.

Por se adequar a qualquer tipo de vedação interna, inclusive em áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros, o Wallfelt se integra aos sistemas hidráulicos, elétricos e demais cabeamentos de forma simples e segura.