4 minutes min

Isolamento térmico na indústria: ganho de eficiência e economia

Imagem

Para atender altos padrões de qualidade, a produção da indústria requer cuidados especiais, como medidas específicas para isolamento industrial.

O isolamento térmico industrial consiste na instalação de barreiras realizadas com materiais específicos para impedir a transferência de calor dos equipamentos para o ambiente.

Trata-se de uma medida imprescindível para equipamentos cuja temperatura de funcionamento seja muito superior ou inferior à temperatura ambiente.

Em diversas plantas industriais, é preciso trabalhar com temperaturas extremas, sejam elas negativas ou positivas.

Por isso, é necessário recorrer ao isolamento industrial, a fim de impedir a interação entre as temperaturas interna e externa, o que pode resultar em ineficiência energética e acarretar perda de valor durante os processos.

A economia com energia elétrica nesse processo também é significativa, visto que a barreira imposta pelo isolamento reduz o consumo por parte dos equipamentos.

Além disso, no mercado, para que usinas possam comercializar a energia elétrica excedente que produzem, é preciso proceder ao seu isolamento térmico, em forma de vapor ou líquido, para não ocorrerem perdas. Caso não seja feito o devido isolamento térmico, há evaporação e, com isso, perda da energia que seria vendida.

Nesse sentido, é altamente recomendável de aplicar soluções para isolamento em equipamentos como: caldeiras, tanques de armazenamento, tubulações, dutos, geradores e outros componentes.

O isolamento térmico industrial também é uma medida relacionada ao bem-estar e à segurança dos colaboradores da operação. Afinal, a medida é essencial para impedir que as altas temperaturas atinjam os ambientes operacionais.

Portanto, a ausência ou ineficiência do isolamento, além de prejudicar os equipamentos, torna o ambiente insalubre para os funcionários.


Soluções para isolamento industrial

A linha Isover Performance trabalha com um portfólio de soluções fabricadas com lã de vidro específico para isolamento térmico industrial.

São painéis, mantas e feltros de altíssimo desempenho, que, em função da versatilidade, oferecem diversas vantagens à indústria.

Em razão da diversidade de densidades, formas e espessuras das soluções Isover, é possível atender com precisão diversos tipos de necessidades.

Conheça, agora, os atributos das lãs de vidro para isolamento industrial da Isover:

  • Fáceis de cortar e aplicar
  • Não absorvem umidade nem sofrem danos estruturais
  • Não quebram
  • Não são atacadas por roedores ou insetos
  • Não atacam as superfícies com as quais têm contato
  • Não escorrem quando submetidas a vibrações
  • Incombustíveis

Além dessas características, que tornam a aplicação e os resultados do isolamento industrial mais eficientes, o avanço tecnológico envolvido na produção da lã de vidro Isover possibilita excelente desempenho térmico em temperaturas de até 550o C, bem como a performance acústica.


Alto desempenho industrial Isover

A versatilidade para isolamento industrial Isover apresenta soluções para atender necessidades específicas, conforme você verá a seguir.
 

Título 1

Título 2

Título 3

Título 4

Título 5
Título 6

Feltro FSB

Com capacidade para suportar temperaturas de até 150oC, o Feltro FSB é reconhecido por aumentar a produtividade na instalação. Isso se deve ao fato de o produto ser inquebrável e não esfarelar. Outra vantagem é o fato de o feltro ser disponibilizado em grandes dimensões e ter uma estrutura extremamente leve, o que facilita o trabalho do instalador em alturas.

Indicação: isolamento de tubulações, tanques e dutos.
 

Feltro Isotech

O Feltro Isotech é uma solução lã de vidro desenvolvida para suportar temperaturas de até 200oC. O feltro é leve e de fácil manuseio.

Indicação: isolamento de tubulações, tanques e dutos.
 

Lã flocada

A lã flocada é ideal para isolamento industrial térmico em locais mais restritos. Sua resistência térmica é suficiente para suportar temperaturas de até 550 oC. Além disso, por ser isento de resina, o Tech LB entrega mais flexibilidade na aplicação, inclusive em locais de difícil acesso.

Indicação: tubulações no segmento industrial, escapamentos, locais de difícil acesso como curvas de dutos.
 

Painel PSI

O Painel PSI é desenvolvido com lã de vidro e disponibiliza opcionais de revestimento em véu ou tecido de vidro. Além disso, está disponível nas opções rígido ou semirrígido. É ideal para isolamento acústico de equipamentos em geral, como grupo geradores e caldeiras. Atinge até 450oC.

Indicação: atenuação de ruídos de geradores, casas de máquinas, equipamentos de mineração, bem como isolamento de tanques e caldeiras.

 

Encontre a solução em isolamento industrial especializada

As soluções para isolamento térmico industrial da Isover protegem equipamentos, reduzem custos operacionais e desperdícios na produção. Além disso, garantem ambientes mais saudáveis para o trabalho. Portanto, trata-se de uma medida que deve ser contemplada no planejamento, a fim garantir uma produção mais segura e eficiente.

Consulte os especialistas da Isover e encontre a solução de isolamento industrial mais adequada para a necessidade do seu projeto.