NBR16626 - Classificação de reação ao fogo de produtos de construção

Conheça a NBR 16626, saiba como é importante para a segurança de todos em uma obra e sua relação com a Lã de vidro.
Ao levantar uma edificação, é obrigatório estar de acordo com as normas que definem a parametrização dos materiais, a fim de garantir a segurança de todos os trabalhadores e usuários, além da resistência do prédio em relação a inúmeros fatores. Uma delas é a NBR 16626, responsável por classificar os produtos de uma construção de acordo com a maneira que reagem ao fogo.
Esta norma define os procedimentos que serão efetuados para classificar a reação ao fogo que cada produto em uma construção tem, exceto os utilizados nas instalações elétricas e hidráulicas das edificações.
A NBR 16626 foi elaborada pelo comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024) no ano de 2017 para normatizar os materiais utilizados na obra, incluindo produtos incorporados dentro dos elementos construtivos, como a manta de lã de vidro usada para isolamento térmico e acústico nas construções a seco.
Entenda melhor como a norma funciona.
O que é levado em consideração para classificar a reação ao fogo de cada material
A NBR 16626 usa como conceito de reação ao fogo dos materiais o comportamento deles em situação de incêndio e sua contribuição no desenvolvimento do fogo. Este conceito é dividido em 4 etapas de comportamento desses materiais:
-
Sofrimento e sustentação da ignição;
-
Desenvolvimento do calor;
-
Propagação das chamas;
-
Desprendimentos de partículas.
Antes e durante essas etapas, os materiais podem afetar diretamente no comportamento do incêndio de 6 formas diferentes:
-
Facilitando o surgimento do foco de incêndio;
-
Colaborando com a inflamação generalizada;
-
Propagando o incêndio na edificação;
-
Propagando o incêndio entre diferentes edificações;
-
Dificultando a evacuação do ambiente;
-
Dificultando a extinção inicial e controle do incêndio.
Os testes realizados para caracterizar a reação dos materiais em relação à NBR 16626
Os testes utilizados para a classificação dos materiais são realizados em laboratórios, onde são aplicados ensaios padronizados que expõem o material à situações extremas para determinar e caracterizar seu perfil de comportamento diante de uma série de situações e diferentes estágios de um incêndio. Veja:
-
Elevação da temperatura ambiente;
-
Radiação incidente no material;
-
Aplicação de chamas ou não na superfície do material;
-
Dimensionamento do material de acordo com as fases do incêndio;
-
Condicionamento prévio do material.
Após os testes, são identificadas características como índices da taxa de desenvolvimento do calor, propagação das chamas, níveis de produção de fumaça, gotejamento/desprendimento ou não de partículas durante o incêndio, entre outras.
De acordo com a NBR 16626, o Wallfelt 4+ da Isover é seguro
O bem estar das pessoas e a construção de ambientes cada vez mais seguros são duas das principais preocupações da Isover. Por isso o Wallfelt 4+ foi desenvolvido com material incombustível que retarda a propagação das chamas durante um incêndio e assim colabora com a evacuação das pessoas de um local com riscos eminentes.
Outra reação ao fogo muito positiva da lã de vidro, é que ao contrário de outros materiais utilizados para isolamento térmico e acústico, ela não goteja. O gotejamento de um material durante o incêndio apresenta um risco enorme, pois colabora diretamente na velocidade e intensidade da propagação das chamas e no aumento das proporções do problema.
Além disso, a lã de vidro Isover, possui a Classificação II-A da IT10 do Corpo de bombeiros. Isto significa que o material possui reações ao fogo que colaboram com o não surgimento de condições propícias, sejam elas para o crescimento ou propagação de um incêndio. Também determina que o produto pode ser utilizado com segurança em galpões, docas e todos os cômodos de edificações residenciais ou comerciais.
Gostou de aprender sobre a NBR 16626 e como ela é importante para a segurança de todos os envolvidos na obra e usuários da edificação? Para conhecer todas as especificações técnicas e características únicas das lãs de vidro Isover clique aqui.