Isolamento acústico é a capacidade de um material em bloquear o som ou ruído entre diferente ambientes. Ou seja, isola o barulho externo, deixando ruídos do lado de fora do ambiente isolado, o que provoca conforto e melhor qualidade de vida.

O isolamento do ruído aéreo, caracterizado por vozes, trânsito, aviões, construções, fábricas ou música, geralmente é feito com barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas. Quanto maior o peso ou a massa destes componentes, maior o seu índice de isolamento acústico. Por isso é aplicada a lã de vidro nas paredes e teto.

O isolamento de ruído de impacto, como passos do apartamento superior, é transmitido via estrutura, ou seja, pela vibração que caminha através de teto e paredes, chegando até o receptor (quem ouve). O isolamento deste tipo de barulho exige um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes, evitando que o impacto “alcance” a estrutura principal. A utilização de forros no andar de baixo são pouco eficientes, pois atenuam parte do ruído proveniente do teto, permitindo ainda a passagem da parcela de ruído transmitida pelas paredes.

Back to FAQ list