Curiosidades
4 minutes min

Árvores auxiliam na redução da poluição sonora em centros urbanos

poluicao_sonora

 

Entenda como essa barreira natural, que além de sustentável, pode ajudar na diminuição da poluição sonora.

A poluição sonora causada pela intensificação do tráfego é um problema global, e por isso, o investimento em plantio de árvores nas cidades possui uma enorme importância.

Seja com o propósito de reverter impactos ambientais ou para melhorar a qualidade de vida de quem mora nas cidades, as árvores possuem um outro papel fundamental para a sociedade: abafar os barulhos das metrópoles.

Árvores para redução de barulhos

A OMS (Organização Mundial da Saúde), definiu a poluição sonora como parte da tríplice de prioridades ecológicas da atual década, junto com a poluição de águas e do ar. Por isso, há um grande número de pesquisas e estudos que visam encontrar soluções para melhorar o bem-estar e a saúde de toda a comunidade.

Uma dessas soluções é a instalação de barreiras acústicas naturais, como arbustos e árvores, que tem sido eficaz para atenuar as frequências mais altas dos sons.

Essa implementação é capaz de transformar as ondas sonoras em energia cinética, no momento em que o barulho atravessa as folhagens e os galhos, melhorando assim os níveis de ruídos do ambiente. Ou seja, quanto maior, mais robusta e com mais galhos, maior a capacidade da árvore de mitigar os ruídos.

Outro fator importante é a questão do solo, uma vez que um solo é devidamente cultivado, é capaz também de absorver parte desses barulhos.

Locais mais arborizados e com maior vegetação, como cidades mais afastadas, possuem diversos benefícios, dentre alguns, podemos citar:

  • Aumento da qualidade de vida, através da saúde física e mental;

  • Contato frequente com a natureza, causando sensação de bem-estar;

  • Tranquilidade;

  • Redução da poluição, por absorver alguns gases e poluentes;

  • Proteção da flora e fauna silvestre;

  • Conforto térmico, levando em consideração as sombras e umidade do ar.

Por fim, para um projeto de plantio com o objetivo da redução da poluição sonora, é necessário que haja estudos e análises técnicas, tanto pela estrutura do espaço, como também estudos paisagísticos, para que haja harmonização visual e para prevenção e acompanhamento das adversidades do ambiente.

Posso plantar uma árvore em frente à minha casa?

A resposta é: depende!

Antes de iniciar o plantio de árvores em frente de casa, devemos analisar e seguir as regras impostas pelas prefeituras, como por exemplo, as espécies de plantas permitidas para que não haja comprometimento do solo das calçadas e de casas, bem como o porte de cada uma delas.

Existe uma série de documentos, análises e de normas exigidas para que não haja problemas futuros.

Algumas prefeituras, como a de São Paulo, possuem campanhas de arborização, isso permite que os munícipes possam solicitar gratuitamente algumas mudas de plantas, retirando-as em parques municipais da cidade.

Mas muita atenção às podas, pois através da Lei de Crimes Ambientais número 9.605 de 1998, foi definido como crime ambiental a destruição ou danificação de árvores e plantas usadas para ornamentação de vias públicas. Para que qualquer árvore seja podada, é necessário acionar as prefeituras municipais para reparos ou manutenções.

Caso não seja possível realizar esse projeto em frente à sua residência, você pode contar com a presença de algumas plantas dentro da sua casa. A instalação de jardins verticais e vasinhos na janela, que auxiliam mesmo que de forma mais sutil, podem minimizar os barulhos oriundos da cidade.

Soluções complementares

As árvores são um método natural bem interessante para a atenuação de ruídos, mas para barrar todo o tipo de poluição sonora é preciso usar soluções complementares na construção. Para isso, é possível investir em produtos sustentáveis que sejam uma barreira real e eficiente contra ruídos. A nossa lã de vidro tem um processo produtivo que busca minimizar impactos no meio ambiente e quando instalada no sistema Drywall oferece excelente isolamento acústico. 

Conheça mais sobre nossa lã de vidro sustentável e entenda como essa solução pode se tornar uma ótima dupla com as árvores para eliminar a poluição sonora de forma sustentável e efetiva.