acústico
4 minutes min

A acústica da empresa influencia na sua produtividade

mesa_de_reuniao.jpg

A poluição sonora em ambientes corporativos compromete a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores.

Inimiga invisível, a poluição sonora é uma questão de saúde pública global reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que afeta pessoas por todo o mundo. O barulho presente nas grandes cidades causa desgaste físico e mental, podendo levar a outros problemas de saúde, incluindo a surdez.
 
E esse problema pode estar mais perto do que você imagina. Seja com o maquinário da fábrica, estacionamento, telefones tocando, ar-condicionado zumbindo, muita circulação ou conversas, os sons reverberando pelo escritório caracterizam um ambiente que compromete o bem-estar e o desempenho das pessoas.
 
Conversas paralelas tiram concentração assim como carros passando ao lado da janela. O barulho de sapatos batendo no piso podem causar irritação, dentre outros fatores que atrapalham a concentração e comprometem a execução até das tarefas mais simples. Por isso, um ambiente corporativo produtivo precisa de um projeto arquitetônico com tratamento sonoro adequado, o que traz mais qualidade de vida para os colaboradores e potencializa a atuação profissional.
 
Cada lugar dentro da empresa tem diferentes características e necessidades para promover o conforto acústico, variando níveis de pressão e reverberação de sons.

Níveis de ruído para conforto acústico - NBR 10152

 

TIPO DE ÁREA Nível de conforto Nível sonoro aceitável
Salas de reunião 30 dB(A) 40 dB(A)
Salas de gerência, salas de projetos e de administração 35 dB(A) 45 dB(A)
Salas de computadores 45 dB(A) 60 dB(A)
Salas de mecanografia 50 dB(A) 65 dB(A)
dB = decibéis    

A configuração do ambiente corporativo faz toda diferença

A estrutura do ambiente corporativo é a base para se ter um local agradável ou barulhento e, conforme sua arquitetura, o máximo que se poderá fazer é minimizar os ruídos para gerar um mínimo de harmonia no ambiente.
 
No geral, os escritórios corporativos seguem uma estrutura em que o núcleo central da planta aglomera elevadores, instalações hidráulicas e elétricas e centrais de ar-condicionado. O restante do espaço é projetado para atender definições de uso, com salas abertas e fechadas.
 
O projeto acústico deve levar em consideração essa formatação para estruturar os locais de trabalho e garantir um ambiente agradável. As divisões estruturais são a base para tratar sons, mas a escolha de cada material e sua disposição no ambiente faz toda diferença para a qualidade de vida das pessoas.
 
Forros e carpetes são ótimos aliados para diminuir o nível de ruído de fundo, pois têm boa capacidade de absorção sonora. Somado a isso, as divisórias, que dividem mesas ou espaços desde o piso até o teto, ajudam a configurar o espaço, a garantir privacidade e harmonia no ambiente.
 
Tubulações e ar-condicionado pedem por isolamento de sons, com materiais de alto desempenho é possível fazer um bom isolamento termoacústico, evitando que barulhos se propaguem pelos tubos.

Um bom tratamento acústico ajuda nas suas vendas.

Entrar em uma loja ou um escritório barulhento causa desconforto e irritabilidade nas pessoas, o que pode comprometer o resultado de vendas ou de uma reunião de negócios.
 
Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo em gerar ambientes mais agradáveis aos olhos e sentidos. Ou seja, um local bonito, com temperatura ambiente controlada e boas poltronas. Mas, nada disso funcionará se não houver um excelente conforto acústico.
 
Não podemos esquecer que edifícios corporativos são locais que aglomeram muitas pessoas, então, o som ambiente pode ser muito estressante apenas pela presença de muita gente. Imagina unir isso aos barulhos de elevadores, instalações hidráulicas e tantos outros que podem acabar com uma reunião.
 
A acústica arquitetônicas vem sendo adotada na construção de edificações empresariais, otimizando o desempenho local na harmonização de sons, o que se torna excelente ao usar os materiais corretos no acabamento.
 
Além de vidros e portas acústicas, é fundamental isolar paredes, forro e piso, o que elimina a poluição sonora. Esse isolamento faz com que ruídos externos não entrem no ambiente, assim como não emite sons para os ambientes vizinhos.
 
Mas, evitar a troca de sons com outros ambientes não basta, é fundamental realizar o tratamento acústico interno, eliminando problemas como eco, vibrações e abafamento sonoro. E isso se faz com o uso de materiais adequados.
 
As linhas Sonare, Isosound e Decorsound da Isover são excelentes painéis acústicos, que trabalham a harmonia do ambiente ao mesmo tempo que colaboram para acabamentos modernos e elegantes para sua empresa.
 
Os painéis de lã de vidro têm excelente performance no isolamento e tratamento termoacústico, com boa absorção e melhora da qualidade de sons.
 
Quer saber mais? Fale conosco.
Teremos o maior prazer em fornecer mais informações.