2 minutes min

CERTIFICAÇÃO EPD

 

CERTIFICAÇÃO EPD

ISOVER É A ÚNICA EMPRESA DE ISOLAÇÃO COM CERTIFICAÇÃO EPD

O Certificado EPD (Environmental Product Declaration) é um documento que apoia as empresas ao explicar as consequências ambientais que seus produtos e processos produtivos causam durante todo o seu ciclo de vida. O conteúdo aborda todos os detalhes que possam envolver a existência do produto, desde a extração das matérias-primas, passando pelo transporte, processo produtivo, instalação, vida útil do produto, monitorando níveis de emissão de gases como CO2.

Estes documentos surgiram como demonstrações voluntárias para conscientizar o mercado e hoje são regidas por padrões reconhecidos globalmente e integradas aos processos de construção, como LEED, BREEAM e DGNB. No Brasil, uma ONG é responsável pela emissão, controle e divulgação dos certificados EPD: A Fundação Vanzolini. Os documentos possuem validade de 5 anos e são criadas seguindo rigorosos critérios, em acordo com os padrões da ISO 14040/14044, ISO 14025 e ISO 21930. É importante que esta verificação seja feita por uma organização terceira, sem fins lucrativos, como determina a ISO 14025.

O ritmo frenético em que novas construções foram erguidas nos últimos anos provocou rápidas e profundas alterações no meio ambiente. Segundo dados da GBC Brasil (Green Building Council Brasil, ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no país), prédios comerciais e residenciais consomem hoje nada menos que 51% da energia elétrica produzida no país.

O fenômeno, porém, não é apenas local. Estatísticas apontam que prédios comerciais e residenciais respondam mundialmente por um terço das emissões de gases de efeito estufa e 40% do consumo global de energia. Os dados deixam clara a necessidade de que o crescimento das cidades tragam cada vez menos impactos à natureza.

É neste contexto que a Isover se destaca. É a única empresa do segmento de isolação que possui a Certificação EPD em seus produtos desde o início do projeto.

A Isover fala e comprova!