4 minutes min

Desvende a verdade sobre a lã de vidro

Imagem

O momento de derrubar os mitos chegou, pois vamos detalhar a verdade sobre a lã de vidro.

Muitas vezes, a lã de vidro é alvo de afirmações inverídicas, muitas das quais são exatamente o oposto do que realmente é o produto.

Para começar a expor a verdade, as soluções desenvolvidas com lã de vidro apresentam altíssimo desempenho frente às que são confeccionadas com outros componentes.

E sabe por que se utiliza o termo soluções desenvolvidas com lã de vidro?

A resposta vem de uma das principais verdades sobre o produto: a versatilidade para proporcionar isolamento térmico e acústico.

Afinal, a lã de vidro apresenta-se em inúmeras modalidades para atender diversos setores. Portanto, existem soluções apropriadas para a construção civil, aplicáveis ao drywall e obras com steel frame e para coberturas de diversos empreendimentos.

Além disso, o setor industrial, automobilístico e de eletrodomésticos, bem como os sistemas de climatização, dependem da lã de vidro para controlar os níveis de temperatura e ainda elevar a eficiência da produção.

Outra verdade sobre a lã de vidro é a sua capacidade de conter a proliferação de fungos e bactérias. Insetos ou roedores também não atacam o produto!

Quer outras verdades? Acompanhe!


Os mitos e as verdades sobre a lã de vidro

Até este ponto, apresentamos uma série de verdades sobre a lã de vidro. Contudo, para expor os fatos com mais propriedade, vamos contestar os mitos com informações verídicas sobre o produto.

Continue a leitura e entenda por que esses mitos não têm o menor fundamento!


Lã de vidro faz mal à saúde?

Iniciamos pelo mito mais veiculado por aí.

Conforme informamos no início deste artigo, a lã de vidro está presente em inúmeros segmentos: sistemas de drywall, indústria, comércio e, inclusive, sistemas de climatização.

Portanto, a verdade é que a lã de vidro está presente no processo para elevar a qualidade do ar que respiramos em espaços de grande circulação, como shoppings centers.

E não poderia ser diferente! Afinal, a lã de vidro é composta basicamente por vidro, areia e resinas sintéticas, substâncias inofensivas à saúde.

Por isso, não causa alergias respiratórias ou qualquer outro problema.

Para sacramentar a segurança da lã de vidro Isover, com total credibilidade, vale ressaltar que ela possui certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pertencente ao grupo 3, como produto não cancerígeno.

A verdade sobre a lã de vidro é que ela é segura em diversos sentidos! Inclusive, oferece baixa emissão de CO2 durante toda a sua vida útil.


Lã de vidro é inflamável? Pega fogo?

Outro mito bastante comum é o que diz que a lã de vidro pega fogo.

Este é o tipo de afirmação que é exatamente o oposto da realidade.

Afinal, a lã de vidro é incombustível, ou seja, não pega fogo, não derrete e não goteja.

Na realidade, a indústria aproveita as excelentes propriedades térmicas da lã de vidro para isolamento de tubulações. A depender das condições, os feltros entram em contato com temperaturas que chegam até 550 graus.

Portanto, a verdade sobre a lã de vidro é que, além ser uma ótima barreira contra a propagação de chamas, ela possui altíssima resistência térmica.

 

A extração da matéria-prima é nociva ao meio ambiente?

A sustentabilidade é um dos principais pilares da produção dos feltros Isover.

Afinal, a questão ambiental não se restringe à preservação do meio natural, mas se estende a tudo que nos cerca: o ar, a qualidade da água e dos alimentos, o clima... Enfim, os impactos ao meio ambiente atingem todos de forma imensurável.

Desse modo, a Isover encara como dever incorporar modelos mais sustentáveis em sua produção.

Por esse motivo, firmou parceria com uma empresa coletora de para-brisas que seriam descartados na natureza. Essa iniciativa permite produzir soluções com 80% de vidro reciclado.


Confiança e tradição fundamentam toda a verdade sobre a lã de vidro

Os feltros de lã de vidro da Isover vêm cuidando do isolamento termoacústico de empresas e residências brasileiras desde 1951.

Além disso, a liderança global e nacional no segmento demonstra tanto a confiança dos produtos quanto sua tradição de qualidade.

Afinal, só permanecem por tanto tempo em primeiro lugar no mercado empresas cujos produtos e serviços realmente melhoram as vidas das pessoas.

Consulte a Isover para encontra a melhor solução em isolamento termoacústico para a sua necessidade.

Você também pode gostar de ler: Lã de Vidro Isover: 7 principais benefícios para você se surpreender