Vai usar forros? Veja os modelos e como escolher o melhor!

Saiba como escolher entre as melhores opções de forros e não errar na sua obra!
Ao construir uma casa ou até mesmo em uma reforma, são inúmeros os pontos a serem levados em consideração. Um deles é o forro, que além de ocultar as telhas, ripas, vigas, fiações no teto e proteger as pessoas no interior da casa, influencia diretamente no isolamento térmico e acústico, ou seja, no conforto e bem-estar de quem está ali.
Um forro mal escolhido ou sua ausência pode gerar problemas que vão de frio e calor intensos, até infiltrações, mofos e outros problemas ligados com a umidade. Deixando de lado os problemas estruturais, errar na escolha também pode resultar num acabamento cansativo, incondizente com a utilização, design e decoração do ambiente.
Já imaginou que terrível seria ter problemas estruturais e ainda ter que olhar para cima e desgostar do que está vendo? É melhor não errar na hora da escolha! Mas como fazer a opção certa?
Neste conteúdo, explicamos os 3 principais tipos de forros e suas características mais relevantes. Assim, após a leitura, você terá uma boa referência para determinar qual opção se encaixa melhor nas suas necessidades.
Vamos lá?
Forro de PVC
Este modelo de forro é extremamente versátil e econômico. Por muito tempo era encontrado somente na cor branca, mas agora existem algumas tonalidades e modulações diferentes que permitem mais possibilidades às obras.
Normalmente, é escolhido pelo valor, números de aplicações e facilidade na instalação. Também é muito selecionado por ter um aspecto clean, que ilumina o ambiente, causando uma transformação rápida nas reformas por um custo relativamente baixo quando comparado aos outros tipos de forro.
Vantagens
-
Alta durabilidade;
-
Instalação ágil;
-
Resistente à umidade;
-
Manutenção simples e rápida;
-
Variedade de estilos;
-
Custo-benefício.
Principais indicações
-
Locais com grandes metragens como supermercados, galpões e depósitos, indústrias e shoppings centers
-
Lugares com necessidades alta necessidade acústica como auditórios, casas noturnas e estúdios de gravação
-
Ambientes corporativos como salas de reuniões, recepções e call centers
Forro de Madeira
O forro de madeira é uma opção clássica com acabamento sofisticado e pode ser muito versátil e inovador.
Com soluções que empregam o uso de lã de vidro no verso é possível ter ótimos índices de absorção acústica e hoje no mercado existem linhas completas que atendem a todas as necessidades para um condicionamento acústico perfeito.
Os forros de madeira também estão disponíveis em vários modelos e acabamentos amadeirados diferentes permitindo uma gama de opções para um resultado que converse bem com a proposta do ambiente.
Principais indicações
-
Espaços para grandes plateias como auditórios, teatros e salas de convenções
-
Comércios, restaurantes, hotéis
-
Escolas e hospitais
Vantagens
-
Estética perfeita;
-
Versatilidade, pode ser utilizado em ambientes internos ou externos e revestidos de diversas maneiras;
-
Design atemporal, o forro de madeira é e sempre foi um clássico que harmoniza com diversas propostas decorativas.
-
Se aplicado com lã de vidro pode ter elevados índices de absorção sonora
Forro de Gesso
Atualmente, este tipo é o mais comum nas obras, pois a maleabilidade do gesso permite a construção de forros personalizados, que acompanham as linhas de arquitetura e das referências utilizadas na decoração única de cada casa. É uma forma de personalizar ao seu gosto o visual do ambiente.
Existem duas opções de forros de gesso. Uma é a tradicional, feita com placas modulares que podem ou não ter perfurações para garantir um desempenho acústico.
E a segunda opção, são as placas de gesso acartonado, o Drywall, que possui um acabamento muito semelhante ao gesso tradicional. Ao contrário da primeira opção, a instalação do drywall gera menos resíduos na construção e não gera desperdício, pois as placas são acopladas em estruturas metálicas com fixadores.
Vantagens
-
Possibilidades infinitas de decoração;
-
Bons índices de isolamento térmico e acústico;
-
Manutenção simplificada e rápida;
-
Se for Drywall a instalação é rápida e limpa;
-
Os forros com drywall podem ser instalados com lã de vidro para garantir o isolamento termoacústico;
-
Alto custo benefício;
Principais indicações
-
Os forros de gesso com acabamento sem emendas são ótimos para comércios como padarias e restaurantes
-
Indicado para áreas que necessitam de padrões de higiene e limpeza como hospitais, cozinhas industriais e clínicas
Cuidados importantes
Para todos esses tipos de forros é preciso solicitar os ensaios acústicos para verificação da capacidade de absorção acústica desses materiais. Os forros mais reconhecidos no mercado adotam selos de qualidade que comprovam a seriedade no cumprimento de normas desde a sua produção
Confirmar o cumprimento de normas é bastante importante para outro critério primordial: a reação dos forros em situação de incêndio. Usar produtos que respeitam a índices de classificação ao fogo é de extrema importância para a entrega de uma obra eficiente e segura.
Agora você já conhece os três principais tipos de forro e sabe quais as vantagens e desvantagens de cada um. Tenha em mente que é preciso haver um equilíbrio entre valor, utilização, estética e adequação do produto às necessidades especificas da obra.
Além disso, é indispensável analisar o fabricante, a qualidade de seus produtos e sempre buscar por ajuda profissional para sanar todas as dúvidas remanescentes.
E então, pronto(a) para escolher seu forro? Acesse nosso blog e aprenda muito mais sobre obras, materiais, ferramentas e métodos da construção civil.