Sustentabilidade
3 minutes min

Transparência e sustentabilidade comprovadas

isover_sustentabilidade_materia.jpg

 A empresa demonstra consciência ambiental em todos os seus processos de produção e aplica isso de forma constante e efetiva.

A Declaração Ambiental de Produto (EPD®) descreve os impactos ambientais do ciclo de vida de um produto. É um programa baseado nas normas internacionais ISO 14025 e EN 15804 que quantifica os impactos ambientais de um sistema produtivo. São analisados em todas as etapas do processo, desde a extração até a instalação do produto, a quantidade e tipo de materiais utilizados, a eficiência no uso de energia e outros recursos naturais, as emissões de poluentes, as distâncias de transporte e os resíduos gerados por toda a cadeia.

Essa análise do ciclo de vida aborda cinco pontos principais no processo de avaliação:

  1. o potencial de aquecimento global, ou seja, o impacto ambiental nos módulos de fabricação;
  2. o consumo de recursos não renováveis;
  3. o consumo energético;
  4. o consumo de água; e
  5. a produção de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos.

Porque o EPD ® é importante para a Isover?

Apesar da certificação não ser obrigatória para as empresas do setor, a Isover possui o compromisso de gerar soluções construtivas que reduzam ao máximo o impacto no meio ambiente e que proporcionem o bem-estar e conforto aos seus usuários, sempre apoiada em uma operação que forneça informações transparentes sobre sua performance e atuação.

Os produtos de lã de vidro duram por todo o tempo médio da vida útil de uma edificação (um padrão de 50 anos). Somente quem comprova pode realmente garantir a qualidade e sustentabilidade de seus produtos.

Porque os produtos Isover receberam a declaração EPD ® ?

A Isover foi a primeira indústria brasileira de lã de vidro para isolamento termoacústico a conquistar a declaração EPD ® , que atualmente já se estende para cinco dos seus principais produtos:

  • Wallfelt: lã de vidro isolante para Drywall;
  • Isoflex e Facefelt: feltros de lã mineral;
  • Forrovid e Prisma: forros modulares removíveis.


E a empresa demonstra consciência ambiental em todos os seus processos de produção e aplica isso de forma constante e efetiva. Desde a utilização de matéria-prima natural (areia), considerando um percentual comprovado de 65% de material reciclado na composição de seus produtos, até a realização de um rígido controle nos seus efluentes, com o reaproveitamento de 100% do efluente líquido.

Além disso, a lã de vidro é um material poroso que retém o ar, tornando-se um dos melhores materiais de isolamento térmico e acústico. Propicia um elevado nível de conforto em qualquer ambiente, diminui o consumo de energia elétrica com aquecimento ou refrigeração, minimiza as emissões de dióxido de carbono (CO2), evita a perda de calor em telhados inclinados, paredes, pisos, canos e caldeiras, reduz os efeitos da poluição sonora e protege espaços residenciais, corporativos, comerciais e industriais do risco de propagação de chamas em caso de incêndio.

Conheça mais sobre nossos produtos:

Tags:  Sustentabilidade