acústico
3 minutes min

Poluição sonora nas empresas: quais são os prejuízos?

poluicao_sonora_nas_empresas_1

Você sabe como a poluição sonora pode prejudicar o trabalhador e a sua empresa? Acompanhe este artigo e aprenda a importância do isolamento acústico.

Reclamar sobre os ruídos excessivos no local de trabalho, de início, pode parecer uma bobagem. No entanto, os sons excessivos e contínuos, também chamados de poluição sonora, podem afetar a saúde física e mental dos trabalhadores.

Conversas paralelas tiram concentração assim como carros passando ao lado da janela. O barulho de sapatos batendo no piso podem causar irritação, dentre outros fatores que atrapalham a concentração e comprometem a execução até das tarefas mais simples. Por isso, um ambiente corporativo produtivo precisa de um projeto arquitetônico com tratamento sonoro adequado, o que traz mais qualidade de vida para os colaboradores e potencializa a atuação profissional.

Muito embora nem todos os ruídos possam ser evitados, os sons emitidos em todos os espaços de trabalho devem ser monitorados continuamente para garantir que se mantenham os níveis aceitáveis de decibéis.

A configuração do escritório influencia na acústica

A estrutura do ambiente corporativo é a base para se ter um local agradável ou barulhento e, conforme sua arquitetura, o máximo que se poderá fazer é minimizar os ruídos para gerar um mínimo de harmonia no ambiente.

No geral, os escritórios corporativos seguem uma estrutura em que o núcleo central da planta aglomera elevadores, instalações hidráulicas e elétricas e centrais de ar-condicionado. O restante do espaço é projetado para atender definições de uso, com salas abertas e fechadas.

O projeto acústico deve levar em consideração essa formatação para estruturar os locais de trabalho e garantir um ambiente agradável. As divisões estruturais são a base para tratar sons, mas a escolha de cada material e sua disposição no ambiente faz toda diferença para a qualidade de vida das pessoas.

Forros e carpetes são ótimos aliados para diminuir o nível de ruído de fundo, pois têm boa capacidade de absorção sonora. Somado a isso, as divisórias, que dividem mesas ou espaços desde o piso até o teto, ajudam a configurar o espaço, a garantir privacidade e harmonia no ambiente.

Como melhorar a acústica do escritório?

Além de vidros e portas acústicas, é fundamental isolar paredes, forro e piso, o que elimina a poluição sonora. Esse isolamento faz com que ruídos externos não entrem no ambiente, assim como não emite sons para os ambientes vizinhos.

Mas, evitar a troca de sons com outros ambientes não basta, é fundamental realizar o tratamento acústico interno, eliminando problemas como eco, vibrações e abafamento sonoro. E isso se faz com o uso de materiais adequados.

As linhas Sonare, Isosound e Decorsound da Isover são excelentes painéis acústicos, que trabalham a harmonia do ambiente ao mesmo tempo que colaboram para acabamentos modernos e elegantes para sua empresa.

Os painéis de lã de vidro têm excelente performance no isolamento e tratamento termoacústico, com boa absorção e melhora da qualidade de sons.


Quer descobrir como fazer o isolamento acústico ideal na sua empresa? Então navegue pelo site da ISOVER e conheça as nossas soluções!