Curiosidades
4 minutes min

O que é ruído branco? Quais os benefícios? Como usar?

istock-1257951336

Você sabe o que é ruído branco? Esse fenômeno pode lhe ajudar a ter um sono mais profundo e maior concentração no trabalho. Veja como usar!

Você já ficou com sono ouvindo um barulho constante, como do ar-condicionado ou ventilador? Criou o hábito de só conseguir dormir com a televisão ligada? Então você já teve contato com os ruídos brancos.

Enquanto barulhos como música alta, conversas e latidos podem atrapalhar a rotina e prejudicar o sono, os ruídos brancos podem facilitar o foco e lhe ajudar a ter melhores noites de sono. Ficou interessado? Continue a leitura e entenda tudo sobre o ruído branco.

O que é ruído branco?

O ruído branco é um barulho que combina e oscila diferentes frequências com o objetivo de atingir todo o espectro de som para mascarar qualquer tipo de frequência que esteja atrapalhando a pessoa.

Esse tipo de som, parecido com o barulho gerado pela estática da televisão, diminui a capacidade do córtex cerebral ser ativado durante o sono. É por isso que dormimos mais rápido com o barulho da chuva, por exemplo.

Além dos barulhos emitidos por eletrodomésticos e por ventilador, os ruídos brancos também podem ser encontrados em sons da natureza e músicas calmas e baixas. Atualmente existem até aplicativos que reúnem diversos ruídos brancos.

Quais são as vantagens do ruído branco?

Utilizar o ruído branco na rotina pode ter vários benefícios, como:

Mais facilidade para dormir
Como já afirmamos ao longo do texto, o ruído branco é um grande aliado das noites de sono. Apesar de ser um barulho, ele consegue disfarçar outros sons e dá algo para a mente se concentrar, propiciando uma noite de descanso para os adeptos.

Maior concentração no trabalho
Já produzimos uma série de conteúdos no nosso blog sobre os barulhos no escritório, pois sabemos o quão prejudiciais eles podem ser para a produtividade e a saúde dos colaboradores. 

É por isso que os ruídos brancos também merecem seu espaço nos espaços corporativos. Ao mesmo tempo que o ruído branco pode relaxar a nossa mente, ele consegue aumentar a concentração.

Ademais, com esse tipo de barulho, os colaboradores não sentirão uma necessidade de “preencher o silêncio” com conversas paralelas. Essa alternativa também é melhor que o uso de músicas, já que elas também podem causar distrações.

Bebês mais relaxados
Os bebês também podem se beneficiar com os ruídos brancos, já que é algo com que eles estão acostumados. Ao imitar os sons do útero, ele se sente mais seguro e confortável e consegue ter uma melhor noite de sono.

Se sinta em casa em qualquer lugar
Usar os ruídos brancos em viagens é uma ótima técnica para diminuir o estresse em viagens - principalmente se esse já for um costume que você utiliza na sua rotina. 

O ruído branco oferece desvantagens?

Apesar do ruído branco oferecer vários benefícios para seus usuários, ele deve ser usado com cautela.

Uma exposição frequente pode gerar uma atividade permanente das células ciliadas e causar danos no sistema auditivo, o que precisará de certos cuidados para serem consertados. 

Sem contar que uma pessoa pode se tornar tão acostumada com ele que não conseguirá mais dormir ou se concentrar sem essa ferramenta. Portanto, a recomendação é usá-lo com moderação.

Como utilizar o ruído branco?

Como dissemos no início do texto, o ruído branco pode ser encontrado com facilidade na natureza, em um café ou biblioteca e, é claro, no seu celular. Existem aplicativos como o SimplyNoise que reúnem uma variedade de sons que podem ser tocados com o apertar de alguns botões.

Mas uma maneira ainda mais fácil é através do YouTube. Lá você encontrará desde sons de chuva e cachoeiras até barulhos abafados e pessoas fazendo “shhhh” para lhe ajudar a relaxar, dormir ou manter o foco.

Mas não se esqueça que além dos ruídos brancos, é importante garantir um ambiente com conforto acústico para relaxar - e nós podemos ajudar com isso. Conheça os produtos Isover e leve mais saúde para os seus ambientes.