Sustentabilidade
4 minutes min

Lã de Vidro é sustentável!

la_de_vidro_e_sustentavel

Sustentabilidade é um assunto de extrema relevância há duas décadas. Conheça a lã de vidro e saiba por que ela é amiga do meio ambiente.

A busca por soluções sustentáveis é tema recorrente e cada vez mais importante quando falamos de produtos para construção civil. O requisito sustentabilidade atesta a responsabilidade ambiental das organizações na procura de minimizar qualquer impacto negativo ao meio ambiente.

A linha de lã de vidro da Isover é mais um produto da lista de fabricados a partir de materiais sustentáveis. Isso é possível não somente pelo fato de utilizar matéria prima natural e ser constituída com 65% de material reciclado, mas também por ser desenvolvida para gerar o máximo de isolamento térmico, reduzindo a demanda de recursos energéticos utilizados para climatização dos ambientes.

Não para por aí, a lã de vidro é sustentável por vários outros motivos. Quer saber mais? Continue a leitura!

Entendendo os conceitos de sustentabilidade da lã de vidro

O setor construtivo possui um grande potencial para preservar o meio ambiente. São necessárias toneladas e mais toneladas de recursos produtivos todos os dias. Saber quais são os mais adequados e como utilizá-los com a maior racionalidade possível é decisivo na hora de promover o bem-estar da natureza e de todas as pessoas.

 

A lã de vidro é um material que valoriza a sustentabilidade desde sua composição, fabricação até os efeitos de sua aplicação nas edificações devido suas excelentes propriedades térmicas e acústicas, além de sua enorme durabilidade (50 anos) e o fato de ser incombustível.

Tipo de composição

Tudo começa em sua composição, 35% matéria prima natural (areia) e 65% material reciclado, sobra de vidro utilizado na fabricação de retrovisores de automóveis.

Fabricação

Durante todo o processo de fabricação da lã de vidro existe um controle rígido de seus efluentes, que são 100% reaproveitados, zero descarte ao meio ambiente.

Transporte e estocagem

Por ser extremamente compacta, é possível transportar um volume 2.5x maior e armazenar uma metragem bem superior do produto no estoque quando comparada com outros materiais para fins de isolamento termoacústico.

Aplicação e utilização

A lã de vidro Isover é extremamente prática em sua aplicação que exige o mínimo de materiais de apoio, e usa como ferramenta apenas uma tesoura ou estilete para cortá-la na medida desejada.

Os produtos da Isover que possuem lã de vidro atendem à NBR 15.575-4 que determina os critérios para sistemas de vedação interna e externa de edificações, com isso, é comprovado o bom desempenho desses produtos.

Por possuírem um índice muito baixo de condutividade sonora e térmica, a lã de vidro possui um desempenho maior em relação a produtos com o mesmo fim, mas com outra composição material. Assim, é possível utilizar menos feltro isolante e construir paredes menos espessas para entregar conforto termoacústico equivalente ou superior.  

Desta forma, além de economizar com o material da obra, a lã de vidro diminui os custos com energia elétrica, reduz e emissão de CO² pelo baixo consumo e tem o transporte e armazenamento otimizados. E claro, também entrega sustentabilidade, pois evita a perda de calor nas coberturas, paredes, pisos, canos, caldeiras além de reduzir a poluição sonora. 

A lã de vidro contribui na pontuação LEED de projetos sustentáveis

O planeta anseia por obras mais sustentáveis e já é objetivo de muitos engenheiros e arquitetos desenvolverem projetos amigos do ambiente. Para atender às expectativas do mercado de construção são necessárias evidências comprovadas de um desempenho sustentável.

O grande objetivo é fazer com que todo mundo ganhe mais, planeta, distribuidor, arquiteto, engenheiro, construtora, cliente final. Por isso, a Isover apoia seus clientes a obterem melhor pontuação nas certificações de edifícios (LEED, AQUA, BREEAM, HQE e DGNB).

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design em português: Liderança em Energia e Design Ambiental) é uma certificação de construção verde. O ranking é constituído por 4 posições que vão de 40 (certificação) até 80 (Platinum).

A lã de vidro é uma das soluções Isover que colaboram com o aumento do score LEED. A utilização das linhas de produtos da marca pode contribuir em 11 critérios e entregar até 42 pontos do ranking.