acústico
3 minutes min

Isolamento termo acústico em telhados

isolamento_termo_acustico_em_telhados

O isolamento termoacústico em telhados pode dar mais conforto para seu cliente no verão. Saiba como!

Com todo mundo passando mais tempo em casa e a maior incidência da luz do sol durante a estação mais quente do ano é preciso dar uma atenção especial para reformas que possam trazer maior conforto térmico e acústico para todos.

Por isso, se você está cuidando de projetos ou prestes a fazer a instalação de telhas e/ou coberturas que tal sugerir soluções para o seu cliente que garantam o bem-estar dele durante todo o ano principalmente em estações com temperaturas extremas?

Então confira as nossas dicas de como garantir um excelente isolamento termo acústico em telhados e deixe seus clientes mais satisfeitos!

Isolamento térmico

Como falamos na introdução, no fim de ano as temperaturas se intensificam no Brasil devido à chegada do verão. Por isso, a intensidade de calor que as estruturas recebem dos raios solares e que também acabam armazenando é muito grande, fazendo com que os ambientes fiquem muito abafados gerando desconforto.

Quem nunca abriu a geladeira durante o verão e ficou com vontade de deixar a porta aberta para se refrescar um pouco? Muitas vezes, por mais que um ambiente seja climatizado, se o projeto arquitetônico não considerar o conforto ambiental para lidar com o aumento ou redução de temperatura de forma adequada, o ar-condicionado pode ser ineficaz e só gerar gastos excessivos de energia.

O telhado é responsável por grande parte do calor que uma construção armazena, já que ele é a primeira superfície a receber os raios solares. Por isso, quando é feita uma má escolha do tipo de telhas para cobrir o telhado, ou até mesmo uma instalação equivocada com a fixação incorreta das telhas, o telhado pode aquecer demais e transformar o interior do ambiente em um verdadeiro forno.

Então, na hora de reformar ou construir telhados, pense em escolher materiais que tenham preparação para lidar com altas temperaturas e intempéries. Telhas térmicas podem ajudar a desviar grande parte da luz incidida na cobertura, diminuindo a troca de calor com os ambientes internos já que proporcionam uma redução de temperatura em até 8ºC.

As subcoberturas, que são instaladas entre a estrutura e a telha, são uma garantia no isolamento térmico reduzindo as oscilações de temperatura do telhado com o exterior, proporcionando temperaturas amenas e ambientes mais confortáveis, além de economizar energia elétrica em locais climatizados artificialmente.

Isolamento térmico e acústico

Outra preocupação é que, além do conforto térmico, o telhado não seja um condutor de ruídos. Nada mais chato que perder o sono à noite por conta de barulho alto de chuva nas telhas, não é?

O uso de subcoberturas também é ideal para promover esse tratamento acústico reduzindo ruídos externos. O Solarmaxxi é uma solução feita especialmente para telhados. Essa solução reduz as trocas térmicas do telhado com o exterior, proporcionando temperaturas amenas e ambientes mais confortáveis. 

Fazendo uma combinação de telhas com performance térmica e subcoberturas próprias para fornecer isolamento térmico e acústico, a sua obra ou reforma terá um desempenho excelente, fornecendo total conforto nos ambientes internos em qualquer estação do ano. 

Na hora de fazer seu projeto, entenda qual a necessidade e expectativas do seu cliente em relação à performance térmica e acústica e escolha produtos de qualidade e próprios para cada situação e local. Dessa forma, seu cliente terá ambientes agradáveis para usufruir e você terá projetos de sucesso.