Soluções Acústicas
4 min

Isolamento acústico no quarto: 3 dicas para deixar o espaço mais confortável

isolamento_acustico_no_quarto

 

O conforto acústico no quarto é essencial para relaxar e ter uma boa noite de sono. Confira 3 dicas para fazer um isolamento acústico no quarto.

Depois de um dia cansativo, não há nada melhor que uma noite de sono tranquilo e profundo. Mas para que você consiga dormir sem interrupções externas, é essencial garantir o isolamento acústico do seu quarto. 

Desde barulhos de carros e música na rua até conversas nos outros cômodos da casa, tudo pode ser isolado para que você tenha um ambiente tranquilo e digno do seu descanso. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Como funciona o isolamento acústico em um quarto?

O isolamento acústico é uma barreira criada por materiais específicos cujo objetivo é impedir a propagação de ruídos, sejam eles de dentro para fora ou de fora para dentro. 

Esses ruídos, como já citamos acima, podem ser aéreos (propagados pelo ar, como música, conversas, sons de aviões) e de impacto (propagados na estrutura do prédio, como passos, objetos caindo, batidas).

Caso um quarto não tenha o isolamento acústico apropriado, é significativa a diferença na qualidade do sono. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, isso pode afetar o desempenho físico, mental e psicológico da pessoa, além da perda provável de parte da audição.

Como fazer um isolamento acústico em um quarto?

Garanta a vedação de janelas e portas
Onde entra ar, também entra som. Por isso, analise a possibilidade de trocar portas e janelas por opções que ofereçam isolamento acústico. 

Apesar de efetivo, vale lembrar que o valor do investimento desse material é bem mais alto que a instalação de materiais para isolamento acústico.

Busque não só o isolamento, mas também a absorção sonora
Quando entramos em um ambiente vazio, é possível notar o eco que ocorre no espaço. Entretanto, quando começamos a adicionar mobiliários no espaço o som deixa de reverberar, trazendo o conforto acústico desejado. 

Alguns dos móveis que ajudam na criação do conforto acústico no quarto são poltronas, tapetes de chão e de parece e cabeceiras de cama estofadas, que também absorvem o som. Além de materiais acústicos específicos para absorção sonora e decoração do ambiente.

Invista no isolamento acústico das paredes e chão
Apesar das dicas anteriores criarem um ambiente mais confortável, o melhor dos investimentos são os materiais para isolamento de parede como lãs de vidro e painéis acústicos, além de revestimentos de gesso.

Como colocar isolamento acústico em um quarto com a Isover?

Na Isover, oferecemos uma série de soluções cujo principal objetivo é o conforto térmico do ambiente. Conheça as principais:

Optima Parede, lã de vidro para paredes de alvenaria

A linha Optima Parede é uma das soluções oferecidas pela Isover para o conforto acústico e térmico de construções em alvenaria graças à sua aplicação de contra-parede. 

Composta por painéis de lã de vidro aglomerados com resinas sintéticas, ela funciona como uma barreira de som e calor acoplada à parede que protege os ambientes das mudanças de temperatura e de ruídos de carros, aviões e outros.

De fácil instalação, os painéis são revestidos em papel Kraft pardo, com demarcações de medidas, como você pode ver no vídeo abaixo:

Optima Piso, painel acústico para pisos

Já para quem busca uma solução especialmente desenvolvida para tratar ruídos de impacto gerados no pavimento de um ambiente e transmitidos a outros, através das estruturas das edificações, a linha Optima Piso é a opção ideal.

Suas placas, com dimensão de 1,20 x 1,20 m e espessura de 15 mm, consistem em um painel em lã de vidro aglomerado com resina sintética para isolamento acústico de pisos. 

Além disso, o painel é revestido com uma película branca impermeável, levando mais segurança para o ambiente. Essa película, inclusive, possui demarcações de medidas para ajudar a instalação.

O painel Optima Piso também é bastante resistente às variações de temperatura local e não se deteriora ou apodrece com o tempo graças à sua composição.

Wallfelt, lã de vidro para paredes de drywall

Desenvolvida para proporcionar isolamento de paredes em sistemas de construção a seco, como o drywall e Light Steel Frame, a lã de vidro Wallfelt garante conforto, segurança contra incêndios e excelente desempenho para isolamento acústico.  

Diferente do que algumas pessoas imaginam, a lã de vidro se adequa a qualquer tipo de vedação interna, inclusive em áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros. Por isso, Wallfelt se integra aos sistemas hidráulicos, elétricos e demais cabeamentos de forma simples e segura.

Agora é só escolher a opção que mais lhe agrada, acessar a área Onde Comprar no nosso site e encontrar o ponto de vendas mais próximo de você.