Soluções Acústicas
4 minutes min

Isolamento acústico nas construções: por que considerar esse investimento?

isolamento_acustico_nas_construcoes.jpg

O isolamento acústico nas construções é um dos passos mais importantes para quem deseja oferecer conforto e saúde aos frequentadores. Entenda tudo sobre o assunto!

Se você já morou em um prédio, provavelmente já teve sua rotina atrapalhada por cadeiras sendo arrastadas e barulho de passos de salto alto. Já quem mora em uma casa, muitas vezes precisa lidar com os churrascos de final de semana dos vizinhos que vão até tarde ou as reformas que não tem hora para começar (ou terminar). E pior, temos certeza que você já deve ter tido o seu momento de lazer interferido por conta do excesso de baralhos, seja em shoppings, teatros, cinema, entre outros. 

São motivos como esses que ilustram a importância de levar a acústica em consideração durante a construção, independentemente de qual seja. Afinal de contas, quando são utilizadas as soluções adequadas para o tipo de obra, fica muito mais fácil conquistar o tão esperado conforto acústico. 

Vamos entender melhor essa relação? É só continuar a leitura!

Isolamento acústico já virou norma

 

O isolamento acústico é um conceito que ganha cada vez mais importância dentro das construções por seus diversos benefícios, como:

  • Espaço mais relaxante e silencioso

  • Mais qualidade de vida para todos os moradores

  • Reduzir as reclamações sobre barulhos

  • Oferecer maior privacidade 

  • Menos vibrações em paredes que dividem casas e apartamento

E nos prédios o tema se tornou essencial, ganhando até mesmo uma norma própria, a NBR-15575. Nesta norma são abordados itens relativos à segurança, sustentabilidade e conforto das construções de imóveis residenciais. Inclusive, é sempre importante lembrar todos os malefícios que a exposição à poluição sonora pode ter na saúde dos moradores.

Essa norma determina que edificações com até cinco pavimentos devem ter uma estrutura para reduzir o nível do ruído, padronizando o barulho para no máximo 45 decibéis do corredor para o interior de um cômodo ou entre dois imóveis. 

Entendeu a importância de investir no isolamento acústico nas construções?

Como trabalhar o isolamento acústico nas construções?

O isolamento acústico é uma espécie de barreira criada por meio de materiais específicos que têm como objetivo impedir a propagação de ruídos, sejam eles de dentro para fora ou de fora para dentro. 

Esses ruídos podem ser aéreos (propagados pelo ar, como música, conversas, sons de aviões) e de impacto (propagados na estrutura do prédio, como passos, objetos caindo, batidas).

A melhor etapa para garantir o isolamento acústico é ainda durante o projeto, quando diversas alternativas podem ser consideradas a fim de encontrar o melhor custo-benefício para a construção. Dentre as opções de isolamento acústico oferecidas pela Isover, vale destacar:

  • Isolamento acústico de paredes com lã de vidro

Como o próprio nome já dá a entender, a lã de vidro é feita, realmente, de vidro. Para sua produção, o vidro é aquecido até se fundir e de se tornar um filamento fino na espessura de uma linha.

Por ser uma opção acessível e de fácil aplicação, uma lã de vidro como o Wallfelt pode ser a melhor solução para quem quer se livrar dos barulhos intensos. 

Dentre as vantagens de utilizar a lã de vidro, além da ótima absorção de som, estão sua alta resistência contra a umidade, bactérias e fungos e também o isolamento térmico, ajudando a economizar nos gastos de climatização.

  • Tenha janelas e portas bem vedadas

Entrada de ar também significa entrada de som. Uma boa solução para diminuir os ruídos é trocar portas e janelas por caixilhos acústicos de PVC ou alumínio, compostos por vidros duplos ou triplos que impedem a passagem de ruídos. Entretanto, o custo destas portas e janelas é bem mais alto que a instalação de materiais para isolamento acústico.

Gostou do artigo? Então acesse o nosso blog e aproveite para conhecer um pouco mais sobre isolamento acústico!