Drywall e lã de vidro: a importância de usar esses materiais em conjunto

Drywall é mais que apenas placas de gesso! Conheça os componentes, dos perfis de drywall até a lã de vidro, e porque você deve usá-los juntos.
Ao falar de drywall, muita gente tem como referência apenas as placas de gesso. Mas saiba que essa é apenas uma parte desse sistema de construção a seco, que leva mais conforto termoacústico, praticidade e economia para os ambientes.
Vamos entender qual a importância de utilizar todo o sistema de construção a seco, das placas de drywall até as lãs de vidro?
O que compõe um sistema de construção a seco?
Para que uma parede de drywall seja montada, é necessária a adoção de um sistema de construção a seco, que é formado por:
Perfis de drywall
Essa peça de aço galvanizado tem como principal função ser uma estrutura base para a instalação das placas de gesso que orienta o profissional na construção da parede, dando sustentação para as placas e ajudando a reforçar partes da estrutura que devem receber mais peso.
Lãs de vidro
A lã de vidro é parte do ‘recheio’ desse sistema, instalada entre os perfis e antes das placas de gesso, contribuem para o isolamento térmico e acústico da construção.
Sustentáveis, as lãs de vidro da Isover - que são produzidas a partir de vidro reciclado e areia - ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica com aparelhos de climatização quando aplicadas corretamente. Ele também evita a passagem o “vazamento” de ruídos indesejáveis para outros cômodos.
Placas de gesso
Essas placas são fabricadas com a composição de gesso, alguns aditivos (podendo variar dependendo da aplicação) e são fixadas sobre a estrutura de perfis. Atualmente existem opções de placas para diferentes finalidades, como placas resistentes a fogo, umidade e para ambientes externos.
Veja também:
As vantagens de utilizar o sistema de construção a seco
Agora que você já entendeu o que é o sistema de construção a seco e algumas vantagens dos materiais, desde os perfis de drywall até as lãs de vidro, é importante entender as vantagens do sistema completo para a edificação.
Construção mais rápida
Suponha que o dono de uma casa de dois andares contratou dois pedreiros para construir paredes de alvenaria no andar inferior e dois profissionais para instalar drywall no andar superior.
Em apenas um dia, enquanto o andar inferior terá 6 metros quadrados de alvenaria feito, o andar superior já terá 30 metros quadrados de paredes que oferecem conforto térmico e acústico para os cômodos. Sem contar que em apenas duas horas, a parede está pronta para receber o acabamento.
Sustentabilidade
Um dos motivos pelos quais o desperdício nos materiais de construção ser bem menor no sistema completo de drywall - 5% contra 25% das construções de alvenaria - é a maior precisão que esse modelo oferece, evitando a compra excessiva de produtos.
Além disso, resíduos do sistema a seco, como a lã de vidro, podem ser reciclados – o que contribui muito para o meio ambiente. Outro ponto importante é que a lã de vidro cria ambientes com temperaturas mais controladas e que, portanto, resultam em uma economia de gastos com climatização.
Ganho de espaço
Enquanto uma parede convencional de alvenaria possui entre 15 a 20 centímetros de largura por causa da sua estrutura, uma parede de drywall usa praticamente metade deste tamanho, gerando um ganho de até 5% de espaço em uma construção.
Em uma obra de 100 metros quadrados, por exemplo, o espaço extra é suficiente para uma despensa ou escritório - sem sacrificar conforto térmico ou acústico para a sua obra, claro.
Qual é a principal solução em lã de vidro Isover para drywall?
A Isover quer lhe ajudar a ter um isolamento acústico de qualidade para a sua obra, por isso trabalhamos apenas com o melhor: Wallfelt.
A manta de lã de vidro Wallfelt é aplicada em paredes de sistemas de construção a seco, como drywall e light steel frame. Também pode ser utilizada em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.
Fácil de montar, proporciona estruturas leves. Além disso, é uma solução incombustível e sustentável, pois é fabricada com 65% de material reciclado.
E se você ficou interessado nessa solução, é só clicar na área Onde comprar no site para encontrar a loja de materiais de construção mais perto de você.
Quer saber mais? Acesse nosso infográfico e conheça mais desse sistema!