Curiosidades
3 minutes min

Tipos de ruídos: conheça já

tipos_de_ruidos

 

Conheça os diferentes tipos de ruídos que existem para aprender a identificar barulhos da forma correta. Confira!

Apesar de fazerem parte do nosso cotidiano, principalmente em grandes cidades, os ruídos incomodam e, em excesso, podem até prejudicar a saúde.

Mas você sabia que o barulho de carros no trânsito é diferente de quando alguém deixa cair um objeto no apartamento de cima? Ou que barulhos com curta ou longa duração, de intensidade alta ou baixa são classificados de forma diferente?

Nesse post do blog vamos mostrar os diferentes tipos de ruídos que existem. Acompanhe para saber como diferenciar barulhos da forma correta!

Ruído de impacto

Esse tipo de ruído geralmente está vinculado a sons altos e com uma duração curta. Empresas de demolições, equipamentos de construção e pedreiras geralmente estão associadas a esse tipo de ruído quando, por exemplo, são realizadas implosões, detonações e outros barulhos de duração curta. Até mesmo disparos de arma de fogo são considerados ruídos de impacto.

Ruído aéreo

Um dos mais frequentes quando há a falta de isolamento acústico adequado, o ruído aéreo é transmitido pelo ar e movimenta-se diretamente pela fonte da vibração. Alguns exemplos são barulhos vindo da residência de seu vizinho, como TV ou falas, ou barulhos que vem da rua, como carros, motos e construções.

Ruído contínuo

O nome já dá a dica: é um barulho produzido de forma contínua tendo pouca ou nenhuma variação durante um período. Exemplos são máquinas de fábricas que ficam em operação por longas horas sem interrupção. 

Ruído intermitente

Ruído que conta com variações de intensidade, aumentando e diminuindo rapidamente. O barulho de britadeiras, trânsito de cidades ou de um trem ou metrô passando são exemplos do ruído intermitente.

Quando equipamentos em uma indústria são sobrecarregados e o barulho que produzem é alterado por um certo período, também pode ser considerado um ruído intermitente.

Ruído de baixa frequência

Sons que são baixos (inclusive os que nem conseguimos ouvir) mas que também podem prejudicar a audição. Esse tipo de ruído também faz parte do nosso dia a dia, embora muitas vezes não seja notado por sua baixa frequência. 

Alguns exemplos são trovões, terremotos, vulcões, tráfego aéreo e rodoviário.

Ruído ocupacional

Atingindo trabalhadores de indústrias, o ruído ocupacional é a quantidade de energia acústica que um trabalhador recebe em seu sistema auditivo no local de trabalho. A exposição prolongada a esse tipo de ruído pode causar danos permanentes à audição. 

Esses são alguns dos tipos de ruídos existentes que, além de ser importante saber identificá-los, se faz necessário um cuidado para evitar exposição prolongada a eles, pois podem causar estresse, ansiedade, falta de concentração e vários outros problemas de saúde além da perda auditiva. 

Por isso fique atento: evite lugares com ruídos excessivos e, se possível, busque tratar acusticamente os ambientes para que esse tipo de incômodo não aconteça. Dessa forma além de cuidar da saúde, o conforto acústico ajudará a manter o foco e tranquilidade em todas as atividades desempenhadas.