07/11/2017
- Cases & Obras

CASACOR
Uma enorme gruta com 160 m² inspirada nos mais impressionantes modelos espalhados por vinícolas de todo o mundo. Essa foi a ideia principal por trás do Cave Vinho e Bar, um dos grandes destaques da edição goianiense da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas: a CASACOR.Criado pelas arquitetas Flávia Araújo e Juliana Resende em parceria com a designer de interiores Ednara Braga, o ambiente conquistou os visitantes da 21ª edição do evento, que se encerrou no último dia 21 de junho. O local trouxe texturas naturais, como madeira e pedras, e tem o preto como cor predominante nas paredes e no teto. O piso acidentado em placas cimentíceas ajuda a completar o visual rústico.
Outro destaque é o uso de iluminação cenográfica, que, à meia-luz, adiciona dramaticidade ao espaço, proporcionando um clima aconchegante e intimista. O resultado é um ambiente monolítico, de poucas texturas, formando uma linguagem singular e, ao mesmo tempo, despojada, atemporal, aconchegante e sofisticada.
As idealizadoras ainda se preocuparam com o conforto dos frequentadores. “Por se tratar de um ambiente funcional, onde a permanência das pessoas é intensa, o aconchego acústico e térmico é fundamental”, explica a arquiteta Juliana. Para essa finalidade, ela e as parceiras apostaram nas soluções Isover.
Foram utilizados dois produtos da multinacional. O Forrovid boreal negro, um forro termoacústico removível, e o Decorsound Gris e Onix, solução capaz de reduzir a reverberação em ambientes. A funcionalidade dos forros unida à sua beleza estética caíram como uma luva no projeto. “O forro Isover funcionou perfeitamente e ainda trouxe o aspecto contemporâneo que desejávamos”, diz Juliana.
O sucesso foi tamanho que o Cave Vinho e Bar, um dos 41 ambientes expostos no evento, acabou tornando-se capa da revista CASACOR, confirmando o ótimo trabalho desenvolvido pelas projetistas e dando um exemplo ao mercado da versatilidade dos produtos da empresa.
Chama a atenção também o fato de a Isover ser a única empresa de isolação termoacústica no Brasil com certificação EPD, que atesta a preocupação com o meio ambiente em todo o processo produtivo. O selo ainda garante uma pontuação extra para quem busca a certificação LEED, de construções sustentáveis. Ademais, a companhia trabalha com 65% de material reciclável em sua linha de produção.
Tags: