Cases & Obras
3 minutes min

Painéis acústicos: aprenda como escolher o ideal

paineis_acusticos

Confira dicas de como fazer a escolha do painel acústico ideal para tipos diferentes de ambientes e projetos.

O conforto acústico é algo cada vez mais buscado e priorizado em projetos de diferentes tipos, independentemente do segmento, o tratamento acústico precisa ser levado a sério para ajudar a reduzir os níveis de ruído que, em excesso, podem prejudicar a saúde. 

Esse tratamento deve ser feito primeiro com o isolamento sonoro dos ambientes, barrando a entrada de barulhos externos. Depois, precisa-se pensar no isolamento interno, ou seja, considerar que ruídos gerados dentro do ambiente também podem prejudicar o conforto acústico.

Pensando em ajudar você a identificar qual a melhor solução para evitar ecos, vibrações, abafamento sonoro e outros problemas, viemos te dar dicas de como fazer a escolha do painel acústico ideal para tipos diferentes de ambientes e projetos. Confira!

Redução de ecos e flexibilidade

Para ambientes que necessitam minimizar a propagação de ruídos e que precisam de alta performance acústica, painéis de lã de vidro com juntas secas proporcionam ótimo desempenho e acabamento estético. 

O painel Sonare, é uma ótima solução em revestimento para paredes, melhorando a inteligibilidade do som e reduzindo a sensação de “eco” no ambiente. Para quem precisa de uma solução que une acústica e design, o painel acústico Sonare é ideal. 

Ele pode ser aplicado em como salões de festa ou de jogos, sala de estar e escritórios de residências, bibliotecas, estúdios de gravação, salas de reunião ou treinamentos e muitas outras aplicações. 

Além disso, com o painel acústico Sonare é possível combinar o estilo dos ambientes. Com 6 cores disponíveis, ele oferece total liberdade e criatividade no design, além da praticidade na instalação e manutenção.

Absorção sonora em indústrias

Diferentemente de residências, escritórios e outros espaços que não possuem uma produção de ruídos em grande escala, os ambientes industriais demandam um tratamento acústico maior por conta de maquinário e equipamentos que costumam fazer muito barulho.

Um isolamento que proporcione uma alta absorção sonora é importante para permitir que os trabalhadores não sejam afetados por conta do excesso de ruídos e para evitar que todo esse barulho também se propague para a vizinhança. 

Além da absorção de ruídos, o tratamento térmico e a resistência ao fogo também são essenciais nesses ambientes que, muitas vezes, ficam com máquinas ligadas por horas que produzem muito calor, além dos riscos em casos de incêndio. 

O painel Isosound é a solução ideal para esses casos: com 50mm de espessura, esse painel rígido proporciona conforto acústico e térmico, reduz consideravelmente o uso de energia elétrica na utilização de ar-condicionado e é resistente ao fogo, permitindo que os ambientes industriais sejam mais seguros, tranquilos e confortáveis para os trabalhadores. 

Sem dúvida, a escolha do tipo certo de painel acústico pode fazer toda diferença em um projeto. Para cada situação, tipo de ruído, intensidade e nível de isolamento acústico desejado existem soluções que são adequadas e podem entregar alta performance acústica e ambientes confortáveis. 

Por isso, esperamos que nossas dicas tenham ajudado a entender melhor sobre quais tipos de painéis podem ser aplicados em diferentes situações. Mas lembre-se também que, para garantir um projeto bem feito e o seu investimento valer a pena, é importante contratar um profissional de confiança para que ele auxilie na escolha das melhores soluções.


Conheça mais sobre as soluções da Isover em isolamento acústico e térmico! É só navegar em nosso site.