Cases & Obras
3 minutes min

O que preciso para montar um estúdio em casa?

acustica-estudio-caseiro-small_0.jpg

Isolar ruídos e tratar sons são atividades que podem ser feitas em qualquer espaço fechado.

Se você adora música e já pensou em montar seu próprio estúdio, seja profissional, semiprofissional ou residencial, é importante saber que tão fundamental quanto ter bons equipamentos de áudio é ter uma boa estrutura acústica, isolando e tratando sons.
 
O isolamento adequado do ambiente evita que ruídos externos prejudiquem as gravações, o que otimiza a qualidade da sua música. Além disso, ainda evita que você incomode vizinhos.
 
Ter um estúdio sem isolar adequadamente o local compromete todo o resultado da gravação, pois barulhos podem tirar a concentração, literalmente estragar a música que será gravada e causar muito estresse.
 
É fundamental evitar que ruídos externos entrem no ambiente mas, isso não é o suficiente. Tratar o som internamente é tão importante quanto, pois a sala não pode apresentar eco e outras reverberações sonoras que prejudiciais ao trabalho.
 
Para criar isolamento acústico, você precisará trabalhar todos os pontos onde pode haver troca de sons com lado de fora: paredes, janelas, portas, piso, forro e teto.

A troca de sons é evitada quando criamos barreiras acústicas, por isso, as superfícies internas e externas, como paredes, devem ser reforçadas com materiais isolantes. Por exemplo, uma parede em bloco de concreto de 18cm retém sons de 41 decibéis. Somado à implementação de um feltro de lã de vidro Optima Parede, da Isover, o desempenho chega a 55 decibéis, ou seja, uma melhora perceptível de mais de 75%.
 
Essa performance é possível ter em diversos ambientes, de acordo com a estrutura e o material utilizado. A Isover tem soluções para paredes, pisos e forros, para atender às características das mais diferentes edificações. São produtos de alta performance e ótima durabilidade.

Como saber o que fazer para o tratamento acústico do estúdio?

Antes de adquirir seus equipamentos, estude o formato local e suas capacidades acústicas. Assim, você fará investimentos mais condizentes com a realidade e muito mais eficientes em resultados. Neste ponto o arquiteto é o profissional ideal para ajudá-lo. Ele irá estudar as bases estruturais da sala, as necessidades de isolar e tratar sons.
 
Já mostramos porque você deve isolar o local, em outras palavras, porque você precisa proteger suas gravações da influência de ruídos externos. Agora, vamos mostrar o que você precisa fazer para tratar sons internamente, garantindo o conforto acústico, com a melhor reflexão sonora.
 
O uso de placas sonoras internamente permitem um ótimo tratamento acústico do lugar, aumentando a clareza e qualidade do som. A Isover tem painéis acústicos que atendem às mais diferentes necessidades de desempenho no tratamento sonoro e ainda apresenta ótimas alternativas estéticas para o seu espaço.
 
Isosound é o painel acústico bastante usado para estúdios de gravação, pois ele reduz a transmissão de ruídos, tem alta absorção sonora (NRC – Noise Reduction Coefficient) e pode ser aplicado com igual eficiência em forros e paredes.
 
A performance acústica de Isosound é excepcional, pois o painel é um ótimo absorvedor sonoro, ou seja, ele amortece as ondas de som que o atingem e diminui a reflexão de volta para o ambiente.
 
Se você quer saber mais sobre isolamento e tratamento acústico, entre em contato. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a desenvolver o projeto mais adequado para sua necessidade.