Condicionado
Curiosidades
4 minutes min

O que é HVAC e qual sua importância para o conforto térmico?

climaver.jpg

Todo profissional que trabalha com projetos de construção deve ter cuidado extra para garantir o conforto térmico do ambiente para os futuros moradores ou frequentadores do local. Uma maneira de fazer isso é por meio do HVAC, um sistema que define três critérios que não podem faltar na climatização artificial.

Por meio dele, é possível garantir que você não esqueça de nada e que o local terá uma boa temperatura, seja no verão ou inverno.

Continue lendo para saber mais sobre HVAC, seu significado e a sua importância.

O que é HVAC?

HVAC é uma sigla para Heating, Ventilation and Air Conditioning ou, em tradução literal, Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado. Ele mostra quais são os pontos básicos que um sistema de climatização precisa ter e que, juntos, conseguem proporcionar o conforto térmico em todas as estações do ano.
Além disso, também é considerada a qualidade do ar, o que é de extrema importância em ambientes compartilhados por uma grande quantidade de pessoas, como:

  • indústrias ou fábricas,

  • shoppings,

  • cinemas,

  • escritórios,

  • comércios.

Dessa forma, é possível ter mais controle sobre o clima e reduzir as infecções respiratórias.

Saiba mais sobre o HVAC

Confira o que cada letra quer dizer e qual é a sua importância para a climatização e qualidade do ar. 

 

Heating

Termo em inglês para aquecimento.

Em algumas regiões do Brasil, é bem raro o uso de um aquecedor, mas, no Sul do país, por exemplo, pode ser necessário durante um inverno rigoroso. Além disso, o aquecimento também consegue auxiliar na diminuição da umidade do ar, que, em excesso, pode aumentar a proliferação de mofo e bolor.

 

Ventilation

Termo em inglês para ventilação.

É importante para que exista a circulação de ar no ambiente. Assim, é possível diminuir a quantidade de dióxido de carbono e de agentes infectantes, como vírus, bactérias e fungos, por exemplo. Isso pode ocorrer tanto por meio da ventilação natural, com a abertura de janelas e portas, quanto de forma artificial.

 

Air Conditioning

Termo em inglês para condicionamento do ar, ou seja, o resfriamento do ambiente.

Nessa etapa, também é importante ter um planejamento para o uso de filtros e a limpeza periódica do equipamento, para retirar as impurezas do ar, que não fazem bem para a saúde.

Qual a importância do HVAC?

Como já falado, a principal razão de investir em um sistema HVAC é garantir o conforto e a saúde de todos nas diferentes estações do ano. Isso é ainda mais importante em ambientes públicos, que contam com a circulação de muitas pessoas ou grandes empresas com muitos colaboradores. Como os principais benefícios, podemos citar:

  • remoção das impurezas do ar,

  • redução de fungos, como mofo e bolor,

  • mais conforto térmico.

 

Como a Isover pode ajudar no sistema HVAC?

Nós contamos com soluções voltadas para o condicionamento do ar, aumentando a sua eficiência e diminuindo os ruídos, o que é comum em sistemas com dutos. Confira mais informações sobre elas!

 

Climaver

A nossa linha Climaver consegue isolar acusticamente os sistemas de climatização. Os dutos Climaver são feitos de painéis rígidos de Lã de Vidro de alta densidade, o que garante sua eficiência. É ideal para quem deseja economizar tanto na estrutura quanto na mão de obra para sistemas HVAC.

 

Isoflex 4+

A linha Isoflex 4+ tem alta performance acústica para dutos de ar. Ela é feita com Lã de Vidro, mas conta com resinas sintéticas também. Assim, cria uma barreira de vapor impermeável nos dutos e fornece alta resistência mecânica. O Isoflex 4+ é seguro, fácil de aplicar e sustentável.


Flexliner

A linha Flexliner fornece isolamento acústico interno para dutos metálicos. Ela também age na redução dos ruídos e na manutenção da temperatura do sistema. O Flexliner consiste em um feltro, ou placa de lã de vidro, aglomerado por resinas sintéticas e revestido por vidro preto. É ideal para quem quer um produto de alta resistência e fácil instalação.

Invista em um sistema HVAC e conte conosco para aumentar a sua eficiência e reduzir os ruídos dos equipamentos.

Saiba mais sobre as nossas soluções de isolamento para ar-condicionado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.