Curiosidades
4 minutes min

NBR16626 - Classificação de reação ao fogo de produtos de construção

nbr16626_-_classificacao_de_reacao_ao_fogo_de_produtos_de_construcao

Conheça a NBR 16626, saiba como é importante para a segurança de todos em uma obra e sua relação com a Lã de vidro.

Ao levantar uma edificação, é obrigatório estar de acordo com as normas que definem a parametrização dos materiais, a fim de garantir a segurança de todos os trabalhadores e usuários, além da resistência do prédio em relação a inúmeros fatores. Uma delas é a NBR 16626, responsável por classificar os produtos de uma construção de acordo com a maneira que reagem ao fogo.

Esta norma define os procedimentos que serão efetuados para classificar a reação ao fogo que cada produto em uma construção tem, exceto os utilizados nas instalações elétricas e hidráulicas das edificações. 

A NBR 16626 foi elaborada pelo comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024) no ano de 2017 para normatizar os materiais utilizados na obra, incluindo produtos incorporados dentro dos elementos construtivos, como a manta de lã de vidro usada para isolamento térmico e acústico nas construções a seco.

Entenda melhor como a norma funciona.

O que é levado em consideração para classificar a reação ao fogo de cada material

A NBR 16626 usa como conceito de reação ao fogo dos materiais o comportamento deles em situação de incêndio e sua contribuição no desenvolvimento do fogo. Este conceito é dividido em 4 etapas de comportamento desses materiais:

  • Sofrimento e sustentação da ignição;

  • Desenvolvimento do calor;

  • Propagação das chamas;

  • Desprendimentos de partículas.

Antes e durante essas etapas, os materiais podem afetar diretamente no comportamento do incêndio de 6 formas diferentes:

  • Facilitando o surgimento do foco de incêndio;

  • Colaborando com a inflamação generalizada;

  • Propagando o incêndio na edificação;

  • Propagando o incêndio entre diferentes edificações;

  • Dificultando a evacuação do ambiente;

  • Dificultando a extinção inicial e controle do incêndio.

Os testes realizados para caracterizar a reação dos materiais em relação à NBR 16626

Os testes utilizados para a classificação dos materiais são realizados em laboratórios, onde são aplicados ensaios padronizados que expõem o material à situações extremas para determinar e caracterizar seu perfil de comportamento diante de uma série de situações e diferentes estágios de um incêndio. Veja:

  • Elevação da temperatura ambiente;

  • Radiação incidente no material;

  • Aplicação de chamas ou não na superfície do material;

  • Dimensionamento do material de acordo com as fases do incêndio;

  • Condicionamento prévio do material.

Após os testes, são identificadas características como índices da taxa de desenvolvimento do calor, propagação das chamas, níveis de produção de fumaça, gotejamento/desprendimento ou não de partículas durante o incêndio, entre outras.

De acordo com a NBR 16626, o Wallfelt 4+ da Isover é seguro

O bem estar das pessoas e a construção de ambientes cada vez mais seguros são duas das principais preocupações da Isover. Por isso o Wallfelt 4+ foi desenvolvido com material incombustível que retarda a propagação das chamas durante um incêndio e assim colabora com a evacuação das pessoas de um local com riscos eminentes.

Outra reação ao fogo muito positiva da lã de vidro, é que ao contrário de outros materiais utilizados para isolamento térmico e acústico, ela não goteja. O gotejamento de um material durante o incêndio apresenta um risco enorme, pois colabora diretamente na velocidade e intensidade da propagação das chamas e no aumento das proporções do problema.   

Além disso, a lã de vidro Isover, possui a Classificação II-A da IT10 do Corpo de bombeiros. Isto significa que o material possui reações ao fogo que colaboram com o não surgimento de condições propícias, sejam elas para o crescimento ou propagação de um incêndio. Também determina que o produto pode ser utilizado com segurança em galpões, docas e todos os cômodos de edificações residenciais ou comerciais.

Gostou de aprender sobre a NBR 16626 e como ela é importante para a segurança de todos os envolvidos na obra e usuários da edificação? Para conhecer todas as especificações técnicas e características únicas das lãs de vidro Isover clique aqui.