Curiosidades
4 minutes min

Mitos e verdades sobre isolamento sonoro

Mitos e verdades sobre isolamento sonoro

Caixas de ovos conseguem isolar ambientes fechados? Descubra neste artigo o que é mito e o que é verdade sobre isolamento acústico.

Você sabia que a poluição sonora é uma questão de saúde pública, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que pode levar a surdez? Há muitos ônus envolvidos no assunto e medidas que podem controlar os efeitos negativos desse mal – principalmente nas grandes cidades. 

Por isso, separamos para você os maiores mitos e verdades sobre isolamento acústico para que você saiba como proteger sua audição. Confira abaixo!

Mitos e verdades sobre isolamento acústico

Caixa de ovo para bloquear som

Você já ouviu que a caixa de ovo pode ser usada como bloqueio de som? Pois saiba que esse é um dos principais mitos sobre isolamento acústico.

A forma ondulada e com cones na superfície, muito parecida com os painéis instalados em estúdios, atende aos requisitos básicos que são essenciais na hora de absorver os volumes excessivos e a reverberação acústica, como densidade, formato, posição e distância. 

Porém, até mesmo a água possui essas características. Por isso, é mito dizer que o produto tem poder de isolamento e absorção acústica.

Para quem deseja isolar acusticamente um espaço, existem tecnologias Isover como a lã de vidro Wallfelt, voltada para sistemas a seco drywall e light steel frame, e soluções do Portfólio de Acústica & Design para absorção acústica.
 

Revestimento de madeira maciça para isolar paredes

Você já deve ter ouvido falar que a madeira maciça é um produto efetivo para isolamento acústico em revestimentos e este é o segundo mito que abordaremos

Os produtos utilizados para isolamento acústico, na maioria das vezes, não são visíveis nas construções, pois sua função é impedir que o som externo ultrapasse as estruturas e vedações e seja ouvido na parte interna do ambiente. 

Já quando falamos de revestimentos, que são materiais visíveis dentro de um ambiente, a característica principal destes é a absorção acústica.

Portanto, o importante é identificar o nível de ruídos externos e o tipo de atividade a ser desenvolvida no ambiente para propor as melhores soluções com foco em isolamento e/ou absorção.

 

Painéis de lã de vidro podem ser instalados em galpões

Agora sim, estamos falando de uma verdade.Mesmo em tipologias de projetos com modelo de planta livre, ou seja, sem divisão de cômodos, conhecido pela grande propensão de ecos sonoros, podem ganhar mais qualidade de trabalho e mão-de-obra. Portanto, nada de tirar o pé direito alto do projeto por medo da acústica, ok?

Painéis em lã de vidro como o IsoSound, por exemplo, garantem o conforto acústico para ambientes que precisam de alta absorção de ruídos além de elevados índices de isolamento térmico.

No vídeo abaixo, inclusive, você pode conferir 10 motivos para escolher lã de vidro Isover:

 

A acústica do ambiente encarece o projeto

Vamos entender melhor esse mito?

Apesar dessa etapa levar ao investimento em produtos, ela deve ser olhada como um dos melhores custos-benefícios para a sua obra. Você sabia que barulhos são prejudiciais à saúde? Fadiga, estresse e, dependendo do tempo de exposição e do nível sonoro, até mesmo surdez podem ocorrer pela falta de isolamento acústico.

Agora que você sabe como o isolamento acústico impacta em uma construção, não deixe ele de lado se quiser mais saúde, conforto e economia ao seu projeto.

Atualmente, existem produtos como o Wallfelt que além de proporcionar um isolamento acústico, também age no conforto térmico.

 

Painéis acústicos isolam o som

Pode parecer uma verdade, mas você acredita que esse também é um mito

Apesar desses materiais de revestimento estarem atrelados a absorção do som e garantirem mais conforto dentro de um ambiente, eles sozinhos não conseguem impedir que o som ultrapasse um cômodo.

Por isso, é importante que os painéis sejam utilizados com outras soluções acústicas para garantir um ambiente confortável e saudável.

Bacana, né? As opções de isolamento acústico são muitas e cada vez mais personalizadas para a demanda de cada obra, mas, não se esqueça: é fundamental que uma avaliação seja feita antes da instalação e o produto mais certeiro escolhido sempre. 

São esses quesitos fundamentais que farão toda a diferença na qualidade do seu lar ou ambiente de trabalho. E para continuar aprendendo sobre isolamento acústico, recomendamos a leitura Ter uma janela antirruído vale a pena?.