Curiosidades
4 minutes min

Isolamento térmico: dicas de como garantir um resultado eficaz

isolamento_termico

Confira nossas dicas para você garantir a instalação de um sistema de isolamento térmico eficaz.

Nem muito quente nem muito frio, é isso o que a maioria das pessoas buscam na hora de falar de temperatura dos ambientes. O que todo mundo quer é um local agradável onde não seja necessário o uso intenso de aquecedores ou ar-condicionado. 

Por isso, na hora de você escolher e instalar produtos ou sistemas que proporcionem isolamento térmico é extremamente importante levar em consideração a região que a obra ou reforma está e, também, tomar alguns cuidados, pois cada tipo de ambiente tem uma necessidade.

Afinal, um bom sistema de isolamento térmico significa também uma economia de energia para seus clientes e claro, a satisfação deles com o seu serviço. 

Por isso, vamos te ajudar a saber mais sobre materiais e formas de garantir a instalação de um sistema eficiente e com alto desempenho. Então, se você quer conquistar mais clientes e garantir um serviço de qualidade, continue lendo esse post!

Onde fazer o isolamento térmico

Começando pelas áreas que devem ser isoladas, é necessário garantir que a construção toda seja termicamente homogênea. Não é legal que um cômodo seja muito mais frio ou quente que o outro. Por isso, todas as superfícies em contato com o exterior devem ser isoladas: telhado, paredes e piso. Isso vai gerar conforto tanto no verão quanto no inverno. 

O telhado é uma área que no verão recebe luz solar diretamente, assim como as paredes externas e, por isso, se estiverem sem o isolamento adequado podem superaquecer a temperatura interior. 

Já no inverno, as perdas de calor ficam no seu máximo, por isso, todas as superfícies devem ser apropriadamente tratadas para manter uma temperatura agradável nos ambientes.

Isolando telhados

Para começar, o isolamento em telhados é um dos principais pois, como falamos anteriormente, recebe luz solar direta.

Telhas com melhor performance diante de temperaturas altas ou baixas são preferíveis às que geralmente possuem baixa condutividade térmica, como é o caso das telhas de fibrocimento.

Por conta dessa exposição, a cobertura é o elemento mais exposto às trocas térmicas com o ambiente externo. Para minimizar as perdas de calor durante à noite no inverno ou ganhos de calor por conta da radiação solar no verão, é importante utilizar subcoberturas com propriedades térmicas para garantir um bom isolamento.

A lã de vidro é uma opção muito eficiente para garantir conforto térmico. Ela reduz as trocas térmicas do telhado com o exterior, proporcionando temperaturas amenas e ambientes mais confortáveis, além de economizar energia elétrica em locais climatizados artificialmente.

Outra forma é constituir camadas com materiais isolantes, assim garantindo total eficácia no sistema. Além das mantas de lã de vidro, forros térmicos para tetos são uma ótima forma de trazer conforto aos ambientes. Dependendo do projeto, a instalação de forros modulares ou removíveis conferem também uma ótima estética.

Isolando paredes

As paredes também precisam ser isoladas para evitar que conduzam muito calor ou frio aos ambientes internos de edificações. 

Em construções de alvenaria ou de sistemas de drywall, a lã de vidro também é muito utilizada para promover conforto térmico em diferentes tipos de construções.

Em paredes de alvenaria, o tratamento térmico é feito com painéis acoplados à parede, já construída, sendo revestido de papel kraft pardo com demarcações de medidas tornando sua instalação mais prática. 

A lã de vidro em paredes funciona como uma barreira que protege os ambientes da insolação e radiação direta. No caso de instalação em sistemas de drywall, a lã de vidro é disponibilizada em rolo, sendo mais fácil de aplicar. 

Isolando pisos

Por último, mas não menos importante, o isolamento térmico de pisos também é importante, impedindo a perda ou ganho de calor para o solo, e evitando deixar o piso muito frio principalmente no inverno.

Para o tratamento térmico de pisos, geralmente são utilizadas placas abaixo do revestimento do piso, dessa forma, é possível promover um maior conforto térmico no interior dos ambientes.

Lembre-se sempre que, na hora de instalar mantas e painéis para isolamento térmico, é importante escolher materiais de qualidade e seguir as instruções de instalação do fabricante, bem como escolher o tratamento adequado para cada tipo de projeto. Dessa forma, você poderá oferecer um sistema de isolamento térmico eficiente aos seus clientes, deixando o local agradável e com alto desempenho independente da estação do ano. 

 

Quer saber mais? Então navegue pelo nosso site e confira todas as soluções da Isover para fornecer isolamento térmico e acústico para todos os tipos de edificações!