Curiosidades
3 minutes min

Isolamento acústico - a utopia do silêncio

isover_silencio_e_utopia

 

SILÊNCIO: A NOVA UTOPIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA

Com o alto nível de poluição sonora das cidades, a ausência do ruído se torna cada vez mais improvável no cotidiano urbano. Reverter essa situação é possível desde que as iniciativas comecem agora.

As cidades de hoje

Os desafios da gestão pública são uma realidade global, principalmente quando a nossa referência é nacional. O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com aproximadamente 204 milhões de habitantes segundo o IBGE. Agora imagine todas essas pessoas em suas rotinas, trabalhando, conversando, ouvindo música, enfim, fazendo barulho e produzindo a poluição sonora em seu ambiente. Pensando bem, parece mesmo uma utopia viver em uma cidade silenciosa.

Mas nem tudo está perdido!

Supreendentemente o planejamento urbano preocupado com a arquitetura acústica já acontece e é praticado desde 1850. No projeto da construção de Barcelona por exemplo, o fluxo de pessoas nas ruas foi cuidadosamente planejado com a criação de quarteirões simétricos. Após 150 anos, engana-se quem pensa que o caos da vida moderna interferiu na tranquilidade dos espanhóis. Com investimento de cerca de 35 milhões de euros, o asfalto das vias da segunda maior cidade da Espanha vem sendo substituído nos últimos anos por um material a base de pneus reciclados, reduzindo em até 50% do ruído do atrito entre os carros com o pavimento. Cerca de 1/3 do território da cidade já recebeu essa mudança. O resultado é uma vizinhança calma, tranquila e livre de poluição sonora. E também uma grande economia para os cofres públicos com o tratamento de doenças relacionadas ao estresse.

ZONA SILENCIOSA

Outro conceito que vem sendo difundido e cada vez mais utilizado na Europa é o “Quiet Zone” ou, em uma tradução livre, “zona silenciosa”. Nesses pequenos oásis de silêncio não é permitido ouvir som alto, elevar o tom de voz ou gerar qualquer outro ruído que incomode a tranquilidade do ambiente. Cada vez mais comuns, pode-se encontrar desde pequenas cabines silenciosas nas estações, ou os vagões especiais dos trens, chamados de “quiet cars”. A companhia aérea Air Asia também oferece esse diferencial: as sete primeiras fileiras das aeronaves são assentos “quiet zone”, porém esse conforto custa um pouquinho a mais.

isover_silence_zone

A CIDADE MAIS SILENCIOSA DO BRASIL

Patrocínio Paulista poderia ser apenas mais uma cidade tranquila do interior de São Paulo. Mas aqui, a palavra “silêncio” é realmente levado a sério. Respeitando a lei federal que permite o ruído de até 55 decibéis, as equipes de fiscalização da prefeitura seguem à risca a Lei do Silêncio.

Som de carro, vizinhança barulhenta e até mesmo o bailão do fim de semana foram barrados. Se um morador desrespeitar as regras, ele será abordado e orientado. Se mesmo assim insistir em fazer barulho, o processo pode correr até para o Ministério Público. Para quem procura o silêncio, Patrocínio Paulista é o destino ideal.

DA UTOPIA À REALIDADE

Cidades silenciosas são realmente uma utopia? Podemos perceber que não, já existem formas práticas de minimizar o efeito deste inimigo invisível e conviver com a poluição sonora. Porém a adaptação da estrutura das cidades e as mudanças de comportamento da população são um processo longo, que exige trabalho individual pensando no coletivo.

Na sua busca incessante por mais e mais, o homem foi deixando de lado questões importantes, que equilibram a nossa caminhada. Hoje, com tantas possibilidades e inúmeras facilidades alcançadas pela tecnologia e medicina, a humanidade faz um caminho inverso, buscando o refúgio do que construiu naquilo que nunca deveria ter deixado para trás: a sua própria tranquilidade.