Curiosidades
4 minutes min

Isolamento acústico para hospitais: entenda a importância e as melhores opções!

isolamento_acustico_para_hospitais.jpg

Isolamento acústico para hospitais ajuda na recuperação dos pacientes. Veja a importância e quais os tipos de isolamento que existem!

Em hospitais, um dos fatores importantes para a boa recuperação e conforto dos pacientes é o silêncio. Quando pessoas ficam internadas, é essencial que o ambiente seja adequado para que descansem e o corpo possa se recuperar da melhor forma possível. 

Por isso, é essencial que as dependências de hospitais tenham isolamento acústico para evitar que o local se torne estressante e barulhento prejudicando o processo de recuperação.

Se você deseja entender a importância do isolamento acústico e oferecer projetos com as melhores soluções para seus clientes, então continue lendo esse blogpost!

A importância do isolamento acústico para hospitais

A poluição sonora é um problema reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) capaz de desencadear diversas reações e danos no corpo humano devido ao estresse causado pelos ruídos. 

Em pessoas com rotina normal, os barulhos - se fora dos limites recomendados pela OMS - podem ser prejudiciais, causando distúrbios do sono e de ansiedade, doenças metabólicas e outros problemas de saúde por conta da exposição recorrente a ruídos que resulta numa liberação desregulada de hormônios no organismo.

Já em pessoas que estão com a saúde debilitada e/ou hospitalizadas, esses danos podem ser ainda maiores. Isso torna o isolamento acústico para hospitais uma questão muito séria, pois, pacientes nesse local estão ainda mais vulneráveis aos efeitos negativos causados por barulhos tanto dentro como fora do hospital.

O isolamento acústico é necessário não somente para quartos de pacientes, mas também para UTI’s e salas de exames com equipamentos barulhentos, como máquinas para ressonância e tomografia. Além disso, compressores de ar, geradores, prédios e comércios da vizinhança também causam muito barulho, exigindo uma atenção maior na hora de planejar toda a estrutura hospitalar visando reduzir ao máximo todos os ruídos.

O que considerar na estruturação de um projeto

Antes mesmo de iniciar um novo projeto, deve-se considerar o local que ele será inserido. Em grandes cidades, regiões onde há um fluxo intenso de carros e ônibus ou áreas com obras ou que podem no futuro ter novas construções, é preciso levar em consideração todo o barulho externo gerado diariamente.

Porém, não basta apenas considerar os barulhos do entorno da região, mas também os ruídos gerados dentro do próprio hospital, com equipamentos, pacientes e visitantes. Também deve-se levar em consideração os barulhos entre um andar e o outro para que os pacientes não sejam incomodados com ruídos dos quartos de andares superiores.

Os elevadores, instalações hidráulicas e elétricas também precisam ser analisadas para a concepção do projeto, pois são fonte de muito ruído. A partir da análise de todos os pontos acima, é possível verificar quais os materiais adequados para cada estrutura.

Quais tipos de materiais para tratamento acústico existem

Para cada tipo de projeto existem os materiais certos, garantindo que o isolamento acústico seja feito de forma eficiente proporcionando qualidade para os pacientes e profissionais de saúde em hospitais.

Na hora de planejar como o isolamento será feito é preciso considerar que, as portas e vidros dos hospitais precisam também ser isolantes acústicos assim como paredes, forro e piso para evitar que ruídos externos entrem no ambiente e que os internos escapem para outros cômodos. 

Para fazer o isolamento acústico em sistemas de Drywall, geralmente usados para as divisórias internas de hospitais e laboratórios, é indicado o uso de lã de vidro Wallfelt 4+ para vedação completa das ondas sonoras. 

E apesar de as construções em alvenaria já terem um nível de isolamento sonoro, não é suficiente para locais que precisam garantir privacidade e a mínima interferência de ruídos externos. Por isso que para hospitais construídos com esse tipo de sistemas construtivo, também é indicado o uso de soluções para isolamento eficiente da edificação. Nesse caso a lã de vidro também é bastante indicada pois existem soluções como o Optima Piso e o Optima Parede que foram desenvolvidas para isolamento acústico de edifícios construídos com blocos de cerâmica, concreto, entre outros.

Independente do projeto ou ambientes do hospital, é vital que toda a estrutura esteja devidamente isolada de acordo com os ruídos que produzirá. Dessa forma pacientes, visitantes e profissionais de saúde poderão ter mais conforto enquanto estiverem nesse local.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente aqui! Teremos prazer em te ajudar.