Soluções Acústicas
3 minutes min

Isolamento acústico em escritório: qual a importância? Como garantir?

istock-1290268987

O isolamento acústico nos escritórios e home offices são essenciais para oferecer um ambiente de maior concentração, produtividade e saúde aos colaboradores.

Nós já falamos aqui no blog da Isover sobre a importância das soluções acústicas em diversos ambientes. Mas o escritório é, sem sombra de dúvidas, um dos espaços em que esse cuidado merece atenção redobrada.

Afinal, quem nunca sofreu para terminar um projeto por causa dos barulhos externos e/ou internos que atrapalham a concentração? Até mesmo quem precisou se adaptar ao modelo de trabalho home office pode ter se deparado com problemas relacionados à falta de isolamento dentro de casa.

A boa notícia é que é possível reverter essa situação e tornar o escritório confortável acusticamente, tenha ele 1 ou 100 pessoas. Quer ver como? Continue a leitura e entenda como garantir o isolamento acústico em escritórios!

Qual a importância do isolamento acústico em escritórios?

Em um local de trabalho, onde a concentração é essencial para sermos mais produtivos, investir ou não no isolamento acústico pode ter um efeito direto nos resultados da corporação.

Em um local com grande circulação de pessoas, ruídos como vozes, telefones e outros tipos de poluição sonora são poderosos o suficiente para afetar o rendimento dos colaboradores - além de afetar a saúde deles.

De acordo com a OMS, o nível de ruído recomendado para a audição humana é de 50 decibéis (dB) enquanto um barulho de um escritório sem controle de ruídos é de aproximadamente 60 dB. Por isso, um sistema de isolamento acústico é indispensável no projeto de um escritório.

E quem está trabalhando de casa?

Quem passou a trabalhar em home office pode ter deixado os barulhos do escritório de lado, mas isso não significa que seu espaço de trabalho oferece o conforto acústico que ele merece.

Barulhos externos, como carros e aviões, vizinhos tocando música alta e os filhos brincando em outros cômodos: o que não faltam são ruídos que distraem o profissional e o impedem de produzir. Por isso, reforçamos o que falamos no início do texto: não importa se o escritório é para uma pessoa ou para 100, o isolamento acústico é necessário.

Como garantir um isolamento acústico de qualidade em escritórios?

  • Lã de vidro para drywall e alvenaria

Uma solução eficiente e moderna, as paredes de drywall permitem a construção de salas de trabalho e reuniões com conforto acústico, se combinadas a um tratamento termo acústico com lã de vidro.

Dentre as camadas desse sistema de construção a seco podem ser encaixadas as lãs de vidro Wallfelt. Elas não só proporcionam o isolamento das ondas sonoras como também ajudam na manutenção da temperatura local, reduzindo os gastos de climatização.

Para escritórios e residências construidos com parede de alvenaria também é possível garantir o isolamento acústico. A linha Optima da Isover é adequada para essa tipo de vedação com soluções para forro, parede e piso.

Isolamento acústico para ar-condicionado e dutos de climatização

Os equipamentos e tubulações também podem ser uma grande fonte de ruídos nos escritórios, mas solucionar esse ponto pode ser bem simples com um tratamento termo acústico para ar condicionado e dutos de climatização. 

A linha Flexliner Isover é ideal para quem busca um atenuador acústico e isolante térmico para dutos metálicos de ar-condicionado. Estável em relação às mudanças de temperatura, o revestimento é fixado na parte interna dos dutos e além de reduzir os índices sonoros, previne os riscos de alastramento de chamas em caso de incêndio.


Se interessou por alguma das nossas soluções? Acesse a área Onde comprar no nosso site e encontre o ponto de vendas mais próximo de você!