Curiosidades
4 minutes min

INIMIGO INVISÍVEL

isover_inimigo_invisivel

A poluição sonora ocupa terceiro lugar no ranking de maior problema ambiental e é considerada uma grande ameaça ao bem-estar da vida moderna.

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos". Antoine de Saint-Exupery

O BARULHO

O coração dispara e a pressão arterial sobe. Este é um sinal que o corpo se prepara para mais um combate ao inimigo invisível: o barulho.

Se o ruído é excessivo, o corpo ativa o sistema nervoso que o prepara em defesa aos sinais do desconforto auditivo. O cérebro acelera e os músculos se consomem sem motivo e sintomas secundários aparecem, como o aumento de pressão arterial, paralisação do estômago e intestino, má irrigação da pele e até a diminuição do desempenho sexual.

A poluição sonora ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores problemas ambientes das cidades e representa grande influência no aumento de estresse, queda de produtividade no ambiente de trabalho, baixo rendimento de crianças nas escolas e até mesmo com o comprometimento da recuperação de doentes nos hospitais. Agora para que você possa dimensionar este impacto, observe as tabelas abaixo considerando que o nível de ruído máximo recomendado é de 50dB.

isover_inimigo_invisivel_infografico

AMBIENTE DE TRABALHO

Pesquisas revelam que a nossa capacidade de produzir é reduzida em até 40% nos ambientes barulhentos. O pior da baixa produtividade é o aumento de quase 30% da probabilidade de erros e distrações, ocasionando a queda do faturamento de um negócio. Isso sem levar em consideração a influência no quadro de funcionários que não para de mudar, principalmente por conta da alteração comportamental dos colaboradores, como a irritabilidade, a agressividade e alterações de humor que podem contribuir para o estresse emocional, causa de problemas de saúde mais sérios, tais como: o aumento da pressão arterial, distúrbios do sono e até a perda da capacidade auditiva – na maioria dos casos, irreversível.

A ACÚSTICA DOS RESTAURANTES

Cada tipo de restaurante requer um tratamento acústico específico. Por exemplo, os que oferecem a culinária japonesa costumam ser mais silenciosos e intimistas, por estar relacionado à cultura do país, remetendo à meditação e o silêncio. O oposto dessa situação seria uma cantina italiana, cuja característica extrovertida e comunicativa é característica típica dos italianos. Neste caso seria necessário um projeto acústico adequado ao tipo de frequência e ruídos gerados no ambiente. Independente do local, as refeições devem ser feitas em ambientes tranquilos, garantindo uma boa ingestão dos alimentos. Para se ter uma ideia do quanto o nosso corpo é influenciado, o volume do suco gástrico se altera por conta das sensações que temos durante a refeição.

COMO SERIA UMA ESCOLA NOTA 10

Acompanhando uma tendência apresentada na construção dos ambientes escolares, o projeto busca um ambiente limpo, liso e que seja eficiente na limpeza e manutenção, com paredes, tetos, carteiras e mesas lisas, e o piso vinílico ou cerâmico em superfícies duras. Isso é um grande erro, pois o ambiente não absorve o som, ocasionando um altíssimo nível de reverbação. Como consequência, o professor precisa falar mais alto para ser compreendido por todos os alunos. Nessa confusão sonora, as palavras se fundem e a mensagem não é compreendida. Em alguns casos os professores contam com microfones. Na verdade isso é resolver o ruído com mais ruído! Estudos mostram que uma sala de aula com aproximadamente 80 dB de intensidade sonora é capaz de reduzir o aprendizado e a concentração do aluno de 20% a 80%. Certamente um problema invisível e sem a merecida atenção, que reduz a capacidade de desenvolvimento educacional dos alunos.

A SAÚDE ACÚSTICA DOS HOSPITAIS

Os hospitais exigem um grande cuidado nos projetos acústicos, pois as mobílias e a arquitetura interna são compostas por elementos característicos que contribuem para a reverberação. O objetivo de um projeto acústico é compensar e atenuar os sons deste ambiente no qual a concentração dos profissionais são essenciais para tomar decisões capazes de salvar vidas. Cometer deslizes por conta dos ruídos está fora de cogitação. No ponto de vista do paciente, o simples fato de estar com algum problema de saúde já torna a situação desgastante emocionalmente. Quando a tensão ocasionada pelo desconforto aumenta, a balança desequilibra: os batimentos cardíacos aceleram e os hormônios sofrem alterações. É um momento de extrema sensibilidade. Portanto, a recuperação do quadro do paciente é totalmente influenciada pelo ambiente em que ele está internado. Então podemos afirmar que uma arquitetura acústica bem projetada promove bem-estar e qualidade de vida.

Agora ficou mais fácil entender como a acústica arquitetônica pode fazer diferença na vida moderna, melhorando os índices de aprendizado dos alunos, o crescimento e a rentabilidade das empresas; refletindo em médio e a longo prazo, no desenvolvimento social e econômico do país.