Soluções Acústicas
3 minutes min

A importância do isolamento acústico em igrejas

isolamento_acustico_em_igrejas.jpg

O isolamento acústico em igrejas garante uma boa experiência aos frequentadores, sem causar problemas de ruídos com a comunidade local.

Muitas pessoas optam por morar próximos a igrejas e templos religiosos para se sentir em paz e mais próximo de sua religião. Já outras pessoas se recusam a viver perto de espaços como esse por pensar nos barulhos que podem acontecer ao longo do dia - especialmente aos finais de semana.

Independente da religião, os templos onde acontecem rituais religiosos costumam ser locais de muita movimentação e aglomeração de pessoas, o que torna o isolamento acústico uma necessidade para oferecer um ambiente de tranquilidade para todos os frequentadores, assim como a comunidade local. 

Vamos entender mais sobre a importância do isolamento acústico em igrejas? Continue a leitura!

O impacto da igreja na comunidade local

Com o crescimento populacional e urbano, a tendência é que surjam cada vez mais locais para práticas religiosas em diversas áreas das cidades, inclusive em bairros residenciais.

E os templos religiosos instalados nessas regiões são um potencial causador de problemas se não contarem com um bom isolamento de sons e ruídos, podendo atrapalhar tanto os frequentadores da instituição religiosa, como também a rotina dos vizinhos.

Existem, por exemplo, casos de moradores que chegaram a ligar mais de 50 vezes para a polícia para reclamar do barulho gerado por um templo localizado próximo à residência.

O assunto foi até mesmo parar na Câmara dos Deputados, que aprovou a proibição da propagação de som acima de 85 decibéis, podendo levar à multa e até mesmo ao fechamento de estabelecimentos. Em áreas residenciais, essa tolerância pode ser reduzida para o máximo de 60 decibéis durante a noite. 

Apesar de o isolamento ser um ponto que, muitas vezes, não é considerado durante a construção de igrejas, principalmente as menores, esse é um item que pode ser acessível se pensado durante o projeto, já que oferece um custo-benefício enorme e elimina dores de cabeça futuras com as questões de poluição sonora.

Como levar o isolamento acústico para as igrejas

Para garantir um isolamento acústico efetivo nesse tipo de edificação, é necessário considerar algumas variáveis, como:

  • Local de implantação da igreja e seu uso do solo;

  • Fontes externas de ruído;

  • Orientação do edifício;

  • Dimensões e tipologias de suas aberturas;

  • Sistema construtivo adotado;

  • Dimensões e capacidade de ocupação;

  • Tipo de estímulo acústico gerado internamente.

Após ter essa visão mais completa da edificação é possível avaliar como fazer a vedação correta.

No caso de construções de alvenaria, o isolamento acústico pode ser obtido com o Optima Parede e Optima Forro, duas soluções da Isover criadas para isolar sons dentro de ambientes que precisam de excelência em performance, além de oferecer um maior conforto térmico aos frequentadores. 

Já em sistemas de construção a seco, o Wallfelt da Isover pode ajudar. Essa solução para isolamento de paredes para sistemas, como drywall e Light Steel Frame, oferece facilidade na instalação e evita a proliferação de fungos e bactérias.

Quer saber ainda mais sobre isolamento acústico? Navegue pelo site da Isover e conheça as soluções que você precisa para ter o conforto acústico que merece!