Soluções Acústicas
5 minutes min

Hotéis: como o tratamento acústico pode trazer conforto e estilo

tratamento_acustico.jpg

Não há nada pior que uma noite ruim de sono para estragar a nossa experiência em um hotel, não é mesmo? O tratamento acústico pode ajudar!

Quando estamos nos hospedando em um hotel, seja a lazer ou a trabalho, estamos buscando um espaço para relaxar e nos sentir em casa - mesmo estando longe do nosso lar.

Entretanto, uma única noite de sono ruim causada por barulhos pode acabar com essa experiência. Inclusive, você sabia que as reclamações mais recorrentes dos hóspedes são os ruídos originados no corredor dos quartos, de quartos vizinhos, de equipamentos ou das ruas?

Como nenhum negócio quer ter clientes insatisfeitos, a acústica é um aspecto importantíssimo em projetos de hotéis e que não deve ser negligenciada. Continue a leitura e entenda como o tratamento acústico pode trazer conforto e estilo ao ambiente - e como obtê-lo.

Qual a importância do tratamento acústico nos hotéis?

O investimento em um tratamento acústico nos hotéis pode valer mais a pena que os gastos para mitigar esse problema durante a rotina. Por isso, a sugestão é investir nesse tipo de tratamento acústico ainda na fase do projeto. 

Apesar de reformas serem possíveis, elas exigem um esforço muito maior. Isso porque uma mesma edificação costuma precisar de soluções acústicas distintas. Nos quartos e apartamentos o isolamento do som, ou seja, o uso de estratégias para barrar o som que se desloca de um ambiente para o outro, é o ideal.

Já nos ambientes comuns, como restaurantes, lobby, recepção e auditórios, a absorção acústica garante um conforto maior em que é possível conversar sem interferências, já que nele o objetivo é controlar o som do ambiente, como ecos e vibrações para atingir o conforto desejado.

Como oferecer conforto acústico em um hotel?

Cada área de um hotel possui necessidades diferentes, especialmente se olharmos para ambientes privativos e públicos. A boa notícia é que existem soluções para atender cada um desses espaços, podendo oferecer ainda mais estilo à obra.

Por que isolar acusticamente os hotéis?

Esses espaços são um dos, senão o mais importante espaço de um hotel - e é por isso que devem ter um tratamento cuidadoso para isolar diferentes tipos de ruídos. 

Se o hóspede tem uma noite de sono ruim por conta dos ruídos externos, como o trânsito, ou até mesmo ruídos vindos de dentro do hotel, como salão de festas ou auditório, a experiência desse hóspede será completamente negativa em relação ao estabelecimento.

É muito comum também que os hotéis fiquem localizados perto de aeroportos, locais que sofrem muito com o barulho da malha área. Por isso é tão importante que esses locais estejam isolados acusticamente para impedir que o ruído externo interfira na avaliação que o hóspede irá ter do estabelecimento. 

Nesse caso o mais indicado é que ainda na concepção do projeto seja considerado a instalação de materiais que isolem acusticamente todas as dependências do hotel. Para isso, existem algumas soluções que conseguem atender as diferentes necessidades da edificação:
 

Para paredes internas

Uma ótima opção para as paredes é a lã de vidro. Na Isover, por exemplo, existem opções que oferecem isolamento acústico adequado para construções de alvenaria, assim como para drywall.

Essas soluções não só oferecem mais conforto acústico aos hóspedes, como também auxiliam no controle da temperatura, ajudando a reduzir os gastos com climatização.

Outra solução de isolamento acústico e térmico de alto desempenho para tetos é a linha de forros Prisma. Esses forros combinam design e funcionalidade em modelos que agregam valor estético, e por isso são indicados para ambientes com um certo nível de sofisticação em seu projeto arquitetônico.

Para ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado dos hotéis também merecem uma atenção especial! Como as tubulações de ar costumam ser bem ruidosas, tratar especificamente esse tipo de instalação pode ser item chave para que um hóspede se sinta mais confortável. Às vezes, o barulho vindo do ar condicionado passa até despercebido por ser tão comum aos ambientes, mas depois de tratado esses locais podem ganhar muito. 

A Isover tem algumas soluções que, além de tratarem acusticamente as instalações de ar condicionado, também cuidam da parte térmica com uma performance excelente. Conheça os produtos aqui!

Espaços comuns

Quando olhamos para espaços comuns, ou seja, para a recepção, restaurante, auditório, entre outros, o segredo está na absorção do som. Esses espaços costumam ter uma circulação de pessoas intensa e precisam ter um condicionamento acústico adequado para que a experiência seja positiva. 

Em restaurantes, por exemplo, as diversas conversas e o trabalho dos funcionários não podem se tornar uma fonte de ruído incômoda que não permita que as pessoas conversem e se sintam bem no local. 

Já nos salões ou auditórios é essencial garantir a inteligibilidade da fala, para que o que estiver sendo apresentado chegue com a mesma qualidade sonora para todos os presentes. Nesses espaços, os forros de lã mineral e painéis acústicos de madeira são bem usados já que unem a performance acústica com um design adequado à concepção do projeto. Conheça algumas dessas soluções aqui!


Os hotéis que trabalham com esse tipo de preocupação com a acústica de cada ambiente ganham no quesito diferencial, já que conforto do hóspede é pensado nos diversos aspectos!

Quer saber ainda mais sobre tratamento acústico? Navegue pelo site da Isover e conheça as soluções que você precisa para ter o silêncio que merece!