Curiosidades
3 minutes min

Home office musical: o que os músicos podem fazer para ter conforto acústico em casa

home_office_musical

Se você é músico, com certeza precisa saber mais sobre conforto acústico em casa, principalmente em tempos de pandemia. Acesse o blog e saiba o que fazer.

O surto de Covid-19 fez profissionais de todas as áreas se adaptarem ao home office, e para os músicos não foi diferente, porém, para seguir com a profissão em casa sem se tornar um problema para a vizinhança e para os próprios familiares durante o período de isolamento, é importante aprimorar o conforto acústico no ambiente escolhido para trabalhar.

Praticar, estudar, ensinar e tocar instrumentos musicais faz barulho, não tem como escapar. Até instrumentos com sons mais suaves como o do violão quando tocados em um lugar reverberante pode incomodar as pessoas e atrapalhar quem não está na mesma sintonia.

Para continuar atuando como músico tranquilamente no conforto de seu lar, separamos alguns pontos importantes sobre conforto acústico e algumas medidas para melhorá-lo na sua casa. 

Boa leitura!

O que pode ser feito para obter conforto acústico no ambiente escolhido para trabalhar

Na maioria dos casos, os músicos profissionais já têm um ambiente com uma acústica planejada para tocar os instrumentos e/ou cantar. Mas aqueles que não têm ou que tiveram que adaptar um espaço após a quarentena forçada para se dedicar a música por antes tocar na escola ou estúdios, agora precisam seguir algumas dicas para não atrapalhar os vizinhos e até mesmo os próprios familiares, afinal todos sabem o quão alto pode ser o som de uma guitarra, bateria, piano, trompete etc. Imagine conviver ao lado deste barulho? 

Além dos sons que podem incomodar quem está fora deste local, tem também a qualidade do som do próprio ambiente, que quando não tratado pode prejudicar o desempenho do músico. Essa questão está diretamente ligada pelas dimensões e formatos do cômodo, disposição e materiais dos objetos, revestimento de paredes, portas e janelas. 

Por isso, para o profissional da música, é indispensável ter o conforto acústico adequado para gravar seus sons, fazer uma live, ensinar outras pessoas, enfim, alcançar a equalização de som ideal para qualquer necessidade.

Seguindo o que falamos a cima, separamos algumas dicas para você: 

  • Esses ambientes precisam de maior equalização, sem perda de reverberação. Portanto, os revestimentos acústicos podem estar distribuídos no teto e parte das paredes. Utilize painéis acústicos como Decorsound da Isover, que além de ajudar com a acústica do ambiente, tem fácil instalação, podendo ser fixadas nas paredes com fita dupla face e é feita com 65% de lã mineral reciclada e revestimento de tecido antichamas. 

 

  • Pensou no tratamento acústico interno? Agora é hora de pensar no isolamento acústico do ambiente e nesse quesito as janelas e portas são os maiores responsáveis pelo vazamento de som. O ideal é sempre optar por portas e janelas acústicas, mas se não for possível, você pode produzir um painel de madeira removível, com as mesmas dimensões das portas e janelas, preenchidos com lã mineral ou lã de rocha. 

 

  • Teto e parede podem ser revestidos com gesso. E entre a laje e o gesso, utilize lã mineral ou lã de rocha para garantir o isolamento do som.

 

  • Lembre-se do chão. A instalação de isolante acústico para piso é uma solução cada vez mais buscada, principalmente para quem mora em prédios. 

 

Pronto, para resolver seus problemas com vazamento de som e garantir conforto acústico no seu home office musical você pode usar os materiais acima em seus devidos lugares. Agora você está pronto para trabalhar ou se divertir sem causar problemas para ninguém! 

Gostou de conferir nossas dicas de conforto acústico para poder tocar seu instrumento em casa sem estresse? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos que também são músicos!