- Curiosidades

Os ruídos das ruas, do trânsito ou até mesmo de seus vizinhos são um problema para você? Nem sempre é fácil lidar com esses barulhos e a gente sabe disso.
É comprovado que o excesso desses sons indesejados são nocivos e resultam em problemas de saúde, baixa produtividade no trabalho, distúrbios do sono e até mesmo a perda da audição. Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo às soluções de isolamento acústico em suas casas ou apartamentos.
Hoje em dia, o mercado da construção civil está bastante avançado e possui as mais diversas tecnologias para o isolamento acústico residencial, desde instalações de paredes em drywall até a substituição de portas e janelas.
Mas será mesmo que é necessário contratar um profissional da engenharia acústica para isso? A resposta é sim e vamos explicar o porquê.
Qual é o papel do engenheiro acústico?
O engenheiro acústico é um profissional preparado para entender e solucionar problemas relacionados ao som e à vibração sonora.
O profissional que compreende a acústica arquitetônica é capacitado para investigar os mecanismos de recepção, transmissão e produção do som, criando estratégias para controlar os ruídos indesejáveis, bem como cuidar da qualidade do som para entregar um conforto acústico ao ambiente.
Além de trabalhar no planejamento acústico de, por exemplo, empresas, residências, teatros, cinemas e salas de aula, esse profissional também é solicitado quando há a necessidade de emitir laudos técnicos relativos à emissão de ruídos em empresas em geral.
Mas por que eu devo contratar esse profissional?
-
É um profissional qualificado
O engenheiro acústico possui conhecimentos adquiridos através de estudos aprofundados sobre o comportamento do som, esse profissional possui métodos assertivos para a resolução de problemas relacionados à acústica.
Isto é, esse profissional assegura a qualidade e a segurança na criação de soluções acústicas, promovendo resultados satisfatórios, sendo o seu projeto de alta ou baixa complexibilidade.
-
Sem desperdício de dinheiro
Diferente das soluções caseiras que encontramos pela internet, o engenheiro acústico consegue prever exatamente a quantidade de material necessário para o seu projeto.
Por estudar o ambiente minuciosamente, o profissional não fará testes ou oferecerá soluções provisórias. Desta forma, o seu dinheiro será aplicado da melhor forma possível, com garantia da resolução do problema.
-
Indicações precisas
Somente um profissional capacitado poderá orientar com precisão o que será necessário modificar em seu ambiente ou quais melhorias poderão ser feitas.
O engenheiro acústico detém não somente conhecimentos técnicos e práticos, como também tem acesso aos mais modernos softwares para controle de ruídos e de simulação acústica, que medem e monitoram os sons de um espaço.
Isso tudo, levando também em consideração a estética do ambiente, preservando a beleza e adaptando ao gosto de quem o contrata. Para isso, o profissional pode contar com uma gama de diversos materiais que possuem texturas, designs e cores variadas.
-
Garante que seu projeto esteja de acordo com a lei
O engenheiro acústico vai planejar o seu ambiente de acordo com as obrigatoriedades exigidas pela lei de conforto acústico.
A norma NBR 10152 estabelece as condições mínimas para a aceitabilidade do ruído ou intensidade sonora. As atividades sonoras devem permanecer dentro de um padrão saudável para a saúde física e mental de todos e também para um melhor convívio social.
Portanto, cabe ao profissional garantir que não haja infração da lei, projetando da melhor forma para que o seu espaço atenda ao limite aceitável de ruídos.
Acesse nossos outros conteúdos e aproveite para saber como diminuir os barulhos da área de serviços.