Construção a Seco
3 minutes min

Durabilidade à prova do tempo

isover_durabilidade_2_0.jpg

O que você compra hoje em dia com uma expectativa de vida útil de no mínimo 50 anos?


A construção civil é um segmento que trabalha com conceitos de tempo de forma diferente: busca de um lado reduzir o prazo de construção e por outro aumentar a durabilidade de suas obras através do uso de materiais mais resistentes e sustentáveis.

A construção civil é um segmento que trabalha com conceitos de tempo de forma diferente: busca de um lado reduzir o prazo de construção e por outro aumentar a durabilidade de suas obras através do uso de materiais mais resistentes e sustentáveis.

Por ser um setor que consome muitos recursos naturais e energia de forma intensiva, além de gerar uma quantidade significativa de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, é alvo de grandes ações para incorporar a otimização e o conceito de sustentabilidade em seus processos. O uso de materiais de fontes naturais, reciclados, recicláveis e especialmente duráveis têm sido uma tendência há mais de uma década.

O Brasil já ocupa o 4o lugar no ranking global de construções sustentáveis de acordo com o Green Building Council (USGBC), maior órgão internacional de certificação do setor. Apesar do primeiro empreendimento ecologicamente correto ter sido lançado em 2004, hoje o conceito de desenvolvimento sustentável engloba mais que o impacto ambiental, inclui a sustentabilidade econômica e social e dá valor à qualidade de vida das pessoas.

Feitas para durar

 

Materiais para qualidade de vida das pessoas e do planeta

Reduzir a incidência de calor externo, minimizar os gastos de energia com aquecimento ou ar-condicionado, garantir maior conforto acústico aos ambientes reduzindo ruídos externos, privilegiar a iluminação e ventilação natural são exemplos de necessidades que materiais inteligentes podem suprir de forma eficiente. Em um país tropical como o nosso, a lã de vidro é capaz de prover soluções de alta performance e durabilidade para qualquer projeto arquitetônico:

  • composta por 65% de vidro reciclado e resinas naturais, é um material que comprovadamente reduz impactos ambientais em toda a sua cadeia de produção;

  • a lã de vidro pode ser utilizada em paredes, pisos, tetos ou telhados, e sua aplicação pode ser feita por dentro das estruturas ou de forma aparente com a utilização de forros e painéis revestidos por tecido;

  • por ser um material incombustível, é resistente às chamas e protege as pessoas em caso de incêndio;

  • nossa matéria-prima oferece uma alta durabilidade, com vida útil de no mínimo 50 anos – não é sensível à umidade nem deteriora com o tempo, não favorece a proliferação de fungos ou bactérias e não ataca as superfícies com que se encontra em contato.

 

Demanda da sociedade

Alinhados à essa tendência, consumidores já têm demonstrado muito mais preocupação com uma construção mais sustentável. A mudança nos conceitos da arquitetura convencional caminha na direção de projetos muito mais flexíveis, que oferecem possibilidades de remodelar os espaços, reduzindo as demolições. Em busca de constante adequação a novas necessidades, arquitetos e engenheiros preferem soluções duráveis, que potencializem o uso racional de energia e privilegiem o uso de materiais com baixo impacto ambiental. A lã de vidro se encaixa perfeitamente nesse contexto.