Soluções Acústicas
3 minutes min

Coworkings: como proporcionar conforto acústico em escritórios compartilhados

coworkings

Os escritórios compartilhados são um mercado promissor, mas que devem ter seus cuidados durante sua construção para serem confortáveis acusticamente.

A cada dia, os ambientes de trabalho vêm se adaptando cada vez mais - no último ano foi registrado um aumento de 25% na quantidade de coworkings, espaços compartilhados para essa finalidade.

Uma estrutura pronta de escritório oferece praticidade para os freelancers, empreendedores e autônomos que buscam um ambiente dinâmico, com menos custos e a possibilidade de trocar experiências com outros profissionais.

Porém, em um local com grande circulação de pessoas, as vozes, ruídos, telefone e outros tipos de poluição sonora podem interferir no desempenho do trabalho, assim como na saúde dos trabalhadores. 

De acordo com a OMS, o nível de ruído recomendado para a audição humana é de 50 decibéis (dB) enquanto um barulho de um escritório sem controle de ruídos é de aproximadamente 60dB. Por isso, um sistema de isolamento acústico é indispensável no projeto de um escritório compartilhado.

Selecionamos algumas dicas, acompanhadas de sugestões de produtos da Isover, para um coworking com conforto acústico.

Como oferecer conforto acústico nos coworkings?

Espaços privativos em ambientes compartilhados

Ao buscar um coworking, os profissionais desejam tranquilidade para realizar suas atividades, por isso os layouts devem prever alguns espaços modulares onde possam realizar reuniões e videoconferências de forma privativa. Afinal, se trata de negócios diferentes compartilhando um mesmo ambiente.

Para a construção de ilhas, salas de trabalho e reuniões, as paredes de drywall são uma solução de construção a seco eficiente e moderna, se combinadas a um tratamento termo acústico com lã de vidro.

Entre as camadas da parede de drywall, as lãs de vidro Wallfelt proporcionam o isolamento das ondas sonoras, criando uma barreira de som entre os ambientes vizinhos e ajudam na manutenção da temperatura local. Dessa forma, esse sistema também reduz o uso de ar condicionado e evita o superaquecimento de computadores. 

Essa tecnologia é graças ao confinamento de ar entre as suas tramas de feltro de lã de vidro, revestidas com véu de vidro. Esse material, aliás, garante tranquilidade desde o momento da montagem até a manutenção. 

Resistentes ao fogo, estáveis e com material que evita a proliferação de fungos e bactérias,  e com opções pré-cortadas, o que significa mais rapidez e redução do prazo para concluir a obra

Para você ver como é simples, confira esse passo a passo da instalação da lã de vidro Wallfelt da Isover.

Isolamento acústico para equipamentos

 

Não tem nada tão irritante quanto um barulho persistente de ar condicionado atrapalhando a concentração ou até mesmo uma ligação telefônica. 

Os equipamentos e tubulações também podem ser uma grande fonte de ruídos nos escritórios, mas solucionar esse ponto pode ser bem simples com um tratamento termo acústico para ar condicionado e dutos de climatização. 

A linha Flexliner Isover é ideal para quem busca um atenuador acústico e isolante térmico para dutos metálicos de ar condicionado. Estável em relação às mudanças de temperatura, o revestimento é fixado na parte interna dos dutos e além de reduzir os índices sonoros, previne os riscos de alastramento de chamas em caso de incêndio.

Como mostramos ao longo do artigo, o conforto acústico e a produtividade no trabalho não podem faltar em um escritório compartilhado. Ao elaborar o projeto, leve em conta a funcionalidade de quem irá circular no coworking, pois esses detalhes fazem toda a diferença no dia a dia.