Soluções Acústicas
5 minutes min

Conheça as soluções em tratamento térmico e acústico para ar-condicionado

solucoes_em_tratamento_termico_e_acustico_para_ar-condicionado.jpg

Conheça 3 soluções da Isover de tratamento térmico e acústico para ar-condicionado que agregam mais economia e conforto nas edificações.

O ar-condicionado é a paixão de muitos brasileiros por garantir um ambiente agradável mesmo nos meses mais quentes do ano. É só entrar em um banco ou no escritório no verão, por exemplo, para começar a agradecer essa invenção.

Entretanto, essa alegria muitas vezes acaba no momento em que chega a conta de energia com um gasto superior ao esperado já que o uso do ar-condicionado costuma se tornar o vilão nessas situações

E isso acontece pela falta de um isolamento termoacústico eficiente, que ajuda a controlar a temperatura, isolar sons de dutos e sistemas de ar-condicionado e deixar o ambiente mais sustentável. Mas a Isover pode ajudar: conheça abaixo três soluções que vão aprimorar o isolamento termoacústico de seus projetos

Quais são as soluções Isover em tratamento termoacústico para ar-condicionado?

Com a avançada tecnologia Telstar, que garante resistência mecânica superior e ótimo isolamento térmico e acústico de dutos e sistemas de ar-condicionado, as soluções Isover são reconhecidas pelo seu índice de performance. São elas:

Isoflex 4+

O mais completo isolante térmico para dutos de ar, essa linha é composta por feltro e um painel de lã de vidro aglomerado com resinas sintéticas, além de ser revestido em uma das faces com papel Kraft aluminizado reforçado. 

Essa composição permite que Isoflex não só tenha alta performance, como também cria uma barreira de vapor impermeável nos dutos somada a uma alta resistência mecânica.

Ele reúne em um único produto:

  • Alta performance térmica: devido à sua baixa condutividade, o Isoflex reduz a perda de carga térmica em dutos de ar-condicionado proporcionando significativa economia de energia.
  • Barreira de vapor: o revestimento kraft aluminizado reforçado é totalmente impermeável e suas características de barreira de vapor não se alteram com o tempo.
  • Revestimento reforçado: proporciona maior resistência mecânica durante a instalação, refletindo em maior produtividade e qualidade na instalação de dutos para ar condicionado.
  • Maior segurança: o revestimento aluminizado do Isoflex garante maior segurança em situações de incêndio comparado ao revestimento simplesmente metalizado.

 

Climaver

Já para quem busca uma solução para reforçar o isolamento térmico e acústico em sistemas de climatização, pode apostar na linha Climaver. Esse produto é ideal para sistemas com equipamentos muito ruidosos, composto por painéis rígidos de lã de vidro de alta densidade e revestidos em sua face externa por FSK (Foil Scrim Kraft), ele possui na sua linha:

Climaver Acustic - revestido com tecido de vidro preto, agrega características de leveza, atenuação acústica, resistência e assepsia.

Climaver Plus – revestido por Kraft aluminizado, oferece ótima resistência mecânica e maior facilidade de limpeza, além de boa atenuação acústica.

Já dentre os benefícios desse produto, vale reforçar:

  •  Conforto acústico: redução dos índices de ruído do ar-condicionado devido à sua composição em lã de vidro, gerando conforto acústico nos ambientes onde passam os dutos.
  • Sustentabilidade: os produtos possuem até 60% de material reciclado, sendo que 100% do vidro utilizado no processo produtivo é reciclado.
  • Segurança: índice de propagação superficial da chama com classificação A.
  • Estabilidade dimensional: não contrai ou dilata sob o efeito da temperatura e de sua forma de montagem.
  • Fácil instalação: os dutos para ar-condicionado Climaver são fáceis de instalar, precisando apenas de matérias simples como estilete, grampeador e fita adesiva.

Flexliner

Essa lã de vidro aglomerada com resinas sintéticas e revestida em uma das faces por véu de vidro preto com propriedades termo acústicas é outra ótima solução para quem busca um atenuador acústico e um isolante térmico para dutos de ar-condicionado, especialmente quando a transmissão de ruído se dá pela vibração de uma máquina geradora no sistema de duto metálico.  

Os pontos de destaque do Flexliner são:

  • Conforto acústico: sensível redução dos índices sonoros, gerando ótimo isolamento acústico nos dutos metálicos.
  • Sustentabilidade: essa linha trabalha os três pilares da sustentabilidade, pois garante bem-estar às pessoas ao proporcionar ambientes mais confortáveis e tranquilos, e gera economia de energia, ao desempenhar ótimo isolamento térmico, o que traz benefícios ambientais e financeiros.
  • Segurança: reduz os riscos de alastramento de chamas em caso de incêndio já que possui as certificações Classe A – ABNT – NBR 9442 Classe IIA – IT 10 (Instrução Técnica no 10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo).
  • Alta resistência: estável em relação às mudanças de temperatura nos dutos, o que caracteriza a resistência do produto. Além disso, a lã de vidro não prolifera micro-organismos e afasta insetos e roedores, ajudando ainda mais na preservação do revestimento.
  • Fácil instalação: sua instalação é prática e simples.


Com essas soluções é possível garantir economia de energia mesmo usando o ar-condicionado por muitas horas e melhorar a qualidade interna do ambiente com isolamento que funciona. 

Agora, é só escolher uma das nossas opções, descobrir a loja de materiais de construção mais próxima e levar mais bem-estar para as pessoas que usufruirão desse ambiente.