Soluções Acústicas
4 minutes min

Conheça soluções acústicas para Teatros e Auditórios

acustica_em_teatros_e_auditorios

 

A acústica em teatros e auditórios pode ser um grande diferencial no uso do espaço. Entenda como e por quê trabalhar a acústica nesses ambientes!

Mais do que uma preocupação técnica, a acústica é parte essencial do sucesso de um espetáculo ou evento.

Afinal, de nada adianta uma apresentação com um conteúdo de qualidade se ele não chegar com clareza a todos os participantes do evento, ou se barulhos externos atrapalham a compreensão.

E para isso é importante ter as ferramentas corretas de absorção e isolamento acústico. Vamos entender as diferenças entre elas e como essas ferramentas ajudam a trabalhar a acústica de teatros e auditórios para torná-los espaços de qualidade?

Isolamento e absorção na acústica de teatros e auditórios

Para você entender como trabalhar a acústica de teatros e auditórios, é importante compreender o que é o isolamento acústico e a absorção acústica, que são essenciais nesse processo.

Vamos olhar primeiro para o isolamento acústico, que é o responsável para evitar a propagação do som de um ambiente para o outro. Quando olhamos para um teatro, por exemplo, será ele que evitará que ruídos exteriores interfiram no espetáculo, além de evitar que o som incomode salas vizinhas ou até mesmo edifícios próximos.

Já a absorção sonora é o processo que contribui com a melhoria da distribuição das ondas sonoras pelo ambiente de acordo com o uso e ocupação dele. Ela deve ser feita em espaços que precisam de melhor inteligibilidade da fala ou diminuição da reverberação (eco)

No exemplo do teatro, a absorção sonora é o que absorverá os sons internos para que eles não se espalhem e interfiram na compreensão do que está sendo apresentado. Além disso, a reflexão sonora tem o papel de refletir o som mais perto da fonte sonora, que nesse caso é o palco.

Quais materiais utilizar para melhorar a acústica de teatros e auditórios?

Para isolar o som

Lãs de vidro

Na Isover, as lãs de vidro Wallfelt 4 oferecem mais conforto, segurança, desempenho e sustentabilidade aos ambientes com drywall. Composta por material 65% reciclado, 35% de matéria-prima natural e aglomerada com resinas, a lã de vidro Wallfelt cria uma barreira de som e proporciona maior conforto térmico aos ambientes.

Já para as paredes de alvenaria, a Optima Parede é a solução para quem precisa isolar barulhos. Por funcionar como uma barreira de som e calor acoplada à parede de alvenaria, ela protege o ambiente do calor externo e de barulhos, como ruídos de carros, aviões, latidos, entre outros.

 

Para absorver o som

Forro de lã mineral

Em grandes ambientes, é preciso garantir o conforto acústico para que as pessoas no interior se sintam confortáveis com os ruídos - e a linha Forrovid da Isover é a solução ideal.

Os forros de lã mineral dessa linha se encaixam perfeitamente em projetos que precisam de conforto termoacústico, além de agilidade na instalação e simplicidade e flexibilidade na manutenção das infraestruturas elétrica e hidráulica da edificação.

 

Forros de madeira

Além de ser um isolante natural, a madeira também proporciona um acabamento elegante aos projetos.

Além da boa resistência mecânica, esse tipo de material se destaca pela boa amplitude acústica, que absorve e reflete o som. Ideais para ambientes que necessitam de um bom condicionamento acústico, eles podem chegar a um NRC (absorção ac) de 0.90.

 

Painéis e revestimentos acústicos

Com opções que aliam excelente performance acústica com design inovador, os painéis e revestimentos acústicos são uma solução prática para instalação em teatros e auditórios. Conheça alguns produtos que contribuem para uma maior inteligibilidade da fala e redução da reverberação (eco) nesses ambientes:

  • Sonare: absorção e conforto são duas das principais características dessas placas de alto desempenho para a absorção acústica. Feitas de lã de vidro aglomerada com resina sintética e revestidas de tecido na parte aparente, elas reduzem o eco no ambiente sem perder qualidade em acabamento.
  • Painéis Nexacustic OWA: a linha Nexacustic está disponível nos formatos de réguas e revestimentos para aplicação em paredes. Eles podem ter a face frisada, perfurada ou ranhurada, conformando absorção acústica de maneira eficaz; ou sem perfurações, tornando os produtos refletores acústicos. Em projetos como de teatros e auditórios é muito comum ser necessário utilizar tantos produtos absorvedores como produtos refletores para que o direcionamento do som ocorra de forma igual em todas as direções do espetáculo.


Uma acústica de qualidade é garantia de bem-estar e conforto para todos que circularão no seu teatro ou auditório. 

Portanto, não se esqueça de contratar um consultor para se certificar que todos os materiais importantes para o seu espaço serão utilizados no projeto, transformando o seu ambiente em um sinônimo de acústica.