Soluções Acústicas
3 minutes min

Veja como manter o conforto acústico de seu ambiente com 3 dicas

veja_como_manter_o_conforto_acustico_de_seu_ambiente_com_3_dicas_1

Saiba como garantir o conforto acústico no seu projeto com apenas 3 dicas!

A Norma de Desempenho NBR 15.575 assegura às edificações resistência mecânica, estanqueidade, proteção ao fogo, conforto térmico e também conforto acústico. Desde seu início, em 2013, a norma tem promovido grande melhora na acústica das unidades habitacionais.

Problemas como ruídos de passos, objetos caindo, janelas e portas que não isolam barulhos da rua ou entre cômodos, instalações e equipamentos barulhentos precisaram ser solucionados com isolamento acústico após a norma entrar em exercício, garantindo o bem-estar e comodidade. No post a seguir, vamos mostrar como esses problemas podem ser resolvidos com 3 dicas para obter conforto acústico. Continue conosco para conferir!

Conforto acústico

O conforto acústico pode ser definido como diminuição da fuga ou entrada de ruídos internos ou externos, em um determinado ambiente. Com a racionalização da construção civil, estruturas e materiais foram se tornando mais leves, finos, e menos espessos, como portas, janelas e paredes, na intenção de diminuir o peso das construções e, consequentemente, diminuir o custo.

1. Mantas

Desenvolvidas a partir de materiais como lã de vidro, podem ser utilizadas como piso acústico no contrapiso, paredes, forros para teto e manta subcobertura.

Em pisos, são usadas para evitar que ruídos de impacto, como passos e móveis sendo arrastados, passem para os outros andares de um prédio. Recomenda-se que a manta seja aplicada entre laje e contrapiso durante a construção para evitar a transmissão sonora entre estruturas, e proporcionar conforto acústico.

2. Painéis acústicos

Os painéis acústicos funcionam absorvendo as ondas sonoras e diminuindo sua reflexão no espaço. Na composição dos painéis, diferentes materiais podem ser utilizados, como MDF, lã de vidro e fibras sintéticas.

São indicados para o tratamento acústico de salões de festas, salas de jogos e salas de cinema. Em residências, é indicado para ambientes com home theaters, evitando vibrações excessivas e abafamento sonoro. Atualmente, a Isover tem a linha Decorsound, composta por painéis modulares disponíveis em 16 cores. Sua composição de lã de vidro revestida com tecido na face aparente contribui para a melhoria da performance acústica de ambientes minimizando a propagação de ruídos. Na decoração sua versatilidade e facilidade de aplicação permitem que ele se adapte a qualquer ambiente e permite. Decorsound é ideal para quem procura aliar o conforto acústico com acabamento estético superior.

3. Drywall

Outra dica para garantir o conforto acústico, é a utilização de drywall, material composto por chapas de gesso acartonado em estrutura de aço galvanizado. As paredes de drywall são muito conhecidas no mercado por sua leveza e economia, além de vantagens acústicas. 

Para desempenho ainda mais satisfatório, o sistema conta com recheio de lã de vidro, aumentando a absorção sonora. Além de paredes internas, o drywall pode ser utilizado como reforço em tetos de alvenaria, na intenção de minimizar ruídos externos.
 

Você conferiu 3 dicas das soluções mais utilizadas no mercado atual para diminuir o incômodo e garantir conforto acústico. Escolha a que melhor se encaixa em sua necessidade e evite estresse e desentendimento com vizinhos.

Gostou deste assunto? Então, conheça também a importância do tratamento acústico nas escolas!