10/04/2017
- Cases & Obras

Tudo que olhamos ao redor foi pensado e desenhado por alguém, mas se pararmos um instante e fecharmos os olhos, percebemos a acústica da maioria dos ambientes em que vivemos não foi pensada por ninguém.
Você já reparou no som de um hospital, restaurante ou de uma classe de escola? Você já teve a oportunidade de pesquisar sobre a importância e impactos da acústica no comportamento humano?
O som tem uma forte ligação com o sistema sensorial humano e impacta diretamente nosso desempenho cognitivo, produtividade, saúde e bem-estar. Imagine que o resultado do tempo dedicado nas escolas poderia ser muito melhor ou a recuperação de um doente em um hospital mais eficiente.
ACÚSTICA DE AMBIENTES
EMISSORES INTERNOS DE RUÍDO
Os emissores de ruídos podem ser internos e externos, com potências e frequências sonoras variadas, que por sua vez definem a forma com a qual o som trafegará pelo espaço e o impacto que terá aos ouvidos humanos.Os sons externos que adentram o ambiente são somados aos sons interiores, tais como ar condicionado, caixas acústicas e até mesmo as pessoas. Este conjunto de sons formará a acústica do ambiente.
BARREIRAS SONORAS
Qualquer obstáculo físico é considerado uma barreira sonora que influenciará no percurso do som. As paredes, piso e teto são barreiras para os sons exteriores e internamente teremos a arquitetura, adicionada de móveis e objetos em geral fazendo este papel.MEIOS DE CONDUÇÃO
O som trafega pelo ar, água e por meio de superfícies sólidas. Do contrário que imaginamos, são pelas superfícies sólidas que ele viaja mais rápidamente com quase 10 vezes mais velocidade que no ar.EMISSORES EXTERNOS DE RUÍDOS
Os emissores de ruídos podem ser internos e externos, com potências e frequências sonoras variadas, que por sua vez definem a forma com a qual o som trafegará pelo espaço e o impacto que terá aos ouvidos humanos.Somente uma parte do barulho externo de carros, pessoas, aviões e buzinas são absorvidos pelas construções em geral, o som remanescente são transmitidos para dentro do ambiente através das paredes, tetos e pisos.
ISOLAÇÃO DE RUÍDOS
A primeira e principal técnica de acústica é a isolação, por que a interferência sonora fora do contexto compromete a qualidade de qualquer projeto de ambiente e o bem-estar de quem o frequenta. Para isso, são utilizados em pisos, paredes e forros, materiais com propriedades específicas para impedir a transmissão do som entre os ambientes.As soluções de isolação acústica Isover reduzem ou inibem os sons externos, sejam de uma sala ao lado ou do ambiente externo, proporcionando assim uma neutralidade acústica ao ambiente.
ABSORÇÃO E REFLEXÃO
Após emitido, o som viaja através do ar e superfícies físicas com a velocidade, tempo, espaço determinados pela sua frequência e potência. Alguns materiais foram desenvolvidos para ter maior capacidade de absorção e/ou reflexão, permitindo assim um maior controle sonoro dos ambientes.As soluções para tratamento acústico Isover proporcionam o condicionamento do som no ambiente por meio de suas propriedades de absorção sonora, permitindo assim que o ambiente atinja o nível de conforto acústico ideal.
CONFORTO ACÚSTICO
O conforto acústico é a medida ideal sonora para os ouvidos humanos. Cada ambiente tem um nível ideal acústico medido em decibéis, que foram estabelecidos através de estudos realizados e regulamentados pela ABNT.Com todas as medidas de isolação e tratamento acústico aplicadas, o som passa a ser controlado e enquadrado dentro dos níveis adequados ao ambiente para proporcionar o máximo de bem-estar para as pessoas.
"Os ambientes devem ser tão agradáveis aos ouvidos como são aos olhos". Julian Treasure
Tags: