Em relação ao isolamento acústico, um dos principais equívocos é a escolha e especificação do isolante pela densidade da lã de vidro ao invés do desempenho final desejado. Ou seja, o desempenho do isolamento acústico está diretamente relacionado à espessura total da parede: quantas chapas de gesso acartonado terão de cada lado, a espessura dos montantes, da lã de vidro e guias internos. São esses os componentes que definirão os índices de isolação sonora durante o projeto.

Para um bom isolamento termoacústico, devemos sempre estudar e conhecer as problemáticas do projeto para especificar o desempenho adequado, posteriormente conferir se este desempenho atenderá as normas vigentes e por último definir o sistema global.

Outro equivoco bastante recorrente no mercado é preencher o vão entre placas e montantes parcialmente, como por exemplo, utilizando montantes de 70mm com lã de vidro de 50mm, visto que esta escolha depreciará o desempenho final em relação ao isolamento acústico e térmico também.

Back to FAQ list