Soluções Acústicas
4 minutes min

Você sabe como diminuir ruídos da sua lavanderia?

como_diminuir_ruidos_da_lavanderia

Descubra de uma vez por todas como abafar adequadamente esses sons indesejados e diminuir ruídos da lavanderia. Saiba tudo aqui!

Como diminuir ruídos da lavanderia?

Em questão de barulho, um dos maiores problemas encontrados, principalmente para quem mora em apartamento, costuma ser da área de serviço. É muito comum ouvir o som da máquina lavando, enxaguando e centrifugando as roupas por horas, ao longo do dia.

Portanto, apesar de ser um cômodo escondido, é preciso ter uma atenção muito especial ao isolamento acústico na hora que projetar a lavanderia. Isso evita que você e seus vizinhos sejam afetados por esses ruídos inconvenientes, já que a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais fazem barulho em uma casa.

Na era do home office, o silêncio nunca foi tão apreciado como está sendo nos dias de hoje

A redução de barulhos colabora para o bem-estar não só de quem trabalha em casa, como também para aqueles que desejam descansar após um longo dia de serviço. Por isso é tão importante preservar o silêncio, uma vez que um ambiente calmo aumenta o rendimento e colabora para um local adequado e saudável para os moradores.

O mercado possui materiais avançados que podem te ajudar a evitar a propagação de sons. Vamos conhecer algumas soluções para ter um melhor conforto acústico?

Substituição de pisos da área de serviço

A importância da instalação de pisos com a aplicação de mantas acústicas sobre o contrapiso é uma solução que beneficia não somente os moradores, como também os vizinhos de baixo.

Mas fique atento às restrições de materiais para áreas molhadas, que devem ser antiderrapantes e resistentes à umidade e ao mofo.

Pensando nessa etapa da sua obra, a Isover oferece duas soluções de painéis para tratamento acústico em pisos que são aplicados diretamente entre a laje e o contrapiso. Conheça nossos produtos ideais para o seu projeto.

Janela antirruído

Aposte na troca de janelas comuns para as que possuem tecnologias à prova de som. 

Esse tipo de instalação deve ser sempre feita por um profissional especializado, pois seu manuseio incorreto pode comprometer a funcionalidade e a propriedade acústica do produto.

Lembre-se: se o projeto for de um apartamento, qualquer alteração que envolva a fachada do prédio deve ser previamente consultada.

Parede de drywall

A aposta certeira para abafar o som da lavanderia são as paredes em drywall. Práticas e com um excelente custo-benefício, por garantir uma boa vedação do som, são muito utilizadas para o isolamento acústico residencial.

Para a instalação em áreas úmidas, como na lavanderia, não basta apenas investir em placas comuns, mesmo que possuam impermeabilizantes. Nestes casos, o indicado é a instalação de placas RU (resistente à umidade), e que contenham aditivos hidrofugantes.

Porta antirruído

Feitas em material tratado, maciço e mais robusto, as portas são as grandes aliadas do silêncio. 

Promovendo até 80% de conforto acústico, você encontra as portas antirruído em madeira ou vidro, podendo acompanhar o estilo mais rústico ou sofisticado do ambiente. Desta forma, você pode inibir ruídos sem deixar de lado o estilo e a beleza da área de serviço.

Agora, se esses reparos não cabem no orçamento do projeto, o jeito é apostar em pequenas soluções que não envolvam necessariamente uma obra, como:

  • Reparo em frestas

A porta da área de serviço está devidamente fixada? Manutenção em frestas e rachaduras são uns dos pequenos reparos que podem fazer a diferença quando o assunto é abafar os sons.

Aposte em produtos que vedem frestas de janelas ou portas, e garanta um maior isolamento acústico, uma vez que o som é capaz de passar por esses pequenos espaços. 

  • Cortinas

Quando instaladas em cômodos que precisam de silêncio, as cortinas também são uma solução para diminuir ruídos da lavanderia. Aposte em cortinas grossas e com forros, confeccionadas em materiais especiais que minimizem os ruídos.

 

Gostou do conteúdo de como diminuir ruídos da lavanderia? Assine nossa newsletter e receba por e-mail as novidades!