Soluções Acústicas
5 minutes min

Reverberação, reflexão, absorção? Saiba o que significa cada termo de acústica

istock-1133973551

 

Quais são as diferenças entre reflexão, reverberação e absorção? Entenda esses termos e veja como ter uma obra com mais conforto acústico.

Se você costuma ler os textos do nosso blog ou é apaixonado por levar inovações que ajudam com o conforto acústico, é capaz que já tenha se deparado com palavras como reverberação, reflexão e absorção.

Esses termos, que são de extrema importância para as construções, muitas vezes acabam sendo confundidos pela sua similaridade. E apesar deles se complementarem em uma obra, são fenômenos com características bem diferentes.

Por isso, preparamos esse conteúdo para que você finalmente possa compreender as diferenças entre reflexão, reverberação e absorção.

O que é reflexão sonora?

Para explicarmos a reverberação e a absorção, o primeiro fenômeno que você precisa entender nesse glossário da acústica é a reflexão. 

Quando o som se propaga em um ambiente, ele é refletido em suas diversas superfícies até não possuir mais energia. Imagine, por exemplo, uma cantora de ópera em um quarto. Ao começar a cantar, sua voz passará por várias reflexões de som em paredes e portas até janelas e pisos - todos pontos que ajudam a rebater o som.

O que é reverberação sonora?

Agora imagine que essa mesma cantora de ópera está no palco de um teatro e que você está na última cadeira no último andar do edifício. Será que o momento em que você ouviu a voz da cantora é o mesmo em que esse som foi emitido? 

Essa pergunta é referente à reverberação: quando o intervalo entre a emissão do som e a chegada dele ao ouvido humano é inferior a 0,1 segundo.

Ou seja, reverberação é quando ocorre um prolongamento do som mesmo após sua emissão ser interrompida. E a reverberação acontece graças aos reflexos do som nas superfícies. Viu só como tudo está ligado?

Ah, e você sabe qual é o outro fenômeno que está ligado à reflexão do som? O eco!

A principal diferença entre ele e a reverberação é o tempo que o som leva para ser refletido e retornar a quem ouve. Enquanto na reverberação o som é visto como um prolongamento, no eco a percepção é de novas emissões, ou seja, uma repetição do mesmo som.

O que é absorção sonora?

Ainda na situação da ópera, imagine que você está sentado no canto da sala assistindo televisão quando ouve a cantora cantando - lhe impossibilitando de compreender de forma clara o som da televisão. A absorção sonora será a responsável por trazer alívio e paz nesse momento.

Então a absorção nada mais é que um procedimento para equalizar e adequar a distribuição das ondas sonoras pelo ambiente, de acordo com o uso e ocupação desse local, para levar mais conforto acústico.

Não deixe a reflexão, a reverberação e a absorção de lado durante a obra

Agora que você entendeu quais são as diferenças entre reflexão, reverberação e absorção sonora, que tal aplicar esse conhecimento na sua obra? Afinal de contas, um projeto arquitetônico deve oferecer benefícios além da beleza, como o conforto acústico.

Painel acústico Decorsound

Se você está buscando uma opção que oferece flexibilidade e personalização de ambientes, a linha de painéis acústicos Decorsound pode lhe ajudar.

Composta por painéis modulares disponíveis em 16 cores, sua composição de lã de vidro revestida com tecido na face aparente contribui para a melhoria da performance acústica de ambientes minimizando a propagação de ruídos. 

Além disso, a junta seca dos painéis acústicos e a variedade de cores oferecem um ótimo acabamento estético e se integram perfeitamente à decoração do ambiente.

Painel acústico Sonare

Essa solução Isover, que absorve o som e garante mais conforto ao ambiente, é ideal para o revestimento de paredes, melhorando a inteligibilidade do som e reduzindo a sensação de eco no ambiente.

Através do NRC (Noise Reduction Coefficient), mede-se essa capacidade de absorção em cada faixa de frequência do som para as quais estamos usualmente mais expostos (250, 500, 1000, 2000Hz), definindo assim os índices próprios de cada material.

O painel acústico Sonare também não deixa a estética de lado, já que foi feito para gerar uma aparência agradável com também 16 opções de cores para escolher. 

Em resumo, eles apresentam a melhor combinação de desempenho, design e custo para projetos que buscam conforto acústico e praticidade na instalação e manutenção. Olha só a variedade de cores para escolher dos painéis Sonare e também Decorsound:

Forro acústico Forrovid

Se você está buscando uma opção para ambientes com alta circulação, os forros removíveis Forrovid combinam estética e funcionalidade.

A composição do forro em lã de vidro unida ao PVC microperfurado faz com que Forrovid tenha ótimos índices de absorção e isolamento, promovendo o conforto acústico e térmico de ambientes com ótima performance.

Agora que você sabe tudo sobre reflexão, reverberação e absorção, é só ficar atento às informações acima para não errar na hora de escolher a melhor opção de isolamento acústico para seu projeto. E se você quer aprender mais sobre o assunto, que tal entender as diferenças entre absorção e isolamento acústico?