Soluções Acústicas
4 minutes min

Isolamento e condicionamento acústico no cinema: entregue performance, crie experiências!

tratamento_acustico_para_cinema

 

 

O que considerar em projetos de isolamento acústico para cinema? Veja como melhorar a performance e a qualidade de seus projetos.

Projeto desafiador, seja por preservar os ambientes no entorno da instalação ou para entregar a melhor qualidade aos espectadores, um tratamento acústico para cinema sofisticado e de qualidade nas salas de exibição é fundamental para o sucesso deste trabalho.

Para conferir excelência e um tratamento acústico perfeito, o projetista deve atentar-se a diversas questões estruturais para não comprometer a experiência de quem assiste às obras cinematográficas. 

Esse projeto deve levar em consideração as particularidades de cada espaço, entendendo o comportamento do som, bem como a forma e tamanho de cada sala.

Isolamento acústico x condicionamento acústico: você sabe a diferença?

O isolamento acústico é o termo utilizado para a técnica que visa impedir a passagem de ruído entre ambientes. Vale ressaltar que, estes projetos arquitetônicos devem sempre estar em conformidade com os parâmetros da norma NBR-10.152.

Por exemplo, no caso da sala de cinema, o som é barrado de dentro para fora e de fora para dentro. Ou seja, quem está assistindo ao filme não ouve ruídos externos e quem está nas adjacências é impedido de ouvir os barulhos causados pela sessão.

Ao passo em que o isolamento acústico veda os sons de um espaço, o condicionamento acústico refere-se à qualidade do som interno. É levada em consideração a geografia do espaço, o tempo de reverberação, a correta distribuição de som e até a volumetria adequada.

Uma sala bem projetada entrega uma boa inteligibilidade da fala e anula qualquer som importuno, promovendo o conforto acústico e deixando o ambiente mais agradável.

Agora que você já entendeu o que são e qual é a importância dessas técnicas, saiba o que levar em consideração na hora de projetar o espaço:

  • Isolação acústica de paredes

Uma das melhores opções para paredes de cinema é o sistema de drywall, que além de ser uma tecnologia muito moderna e um dos grandes avanços da construção civil, entrega um excelente isolamento térmico e acústico.

Para isso, deve-se ser aplicada a manta de lã de vidro entre os gessos acartonados, nas paredes laterais e na parede do fundo, revestindo-as adequadamente com cortinas especiais, resistentes e que retardam chamas.

Nesta etapa da sua obra, você pode contar com as lãs de vidro Wallfelt, solução da Isover, que foi desenvolvida para proporcionar conforto acústico com segurança, alta resistência e mais sustentabilidade para a construção.

  • Materiais absorventes de som

Para proporcionar uma melhor experiência sonora, o projeto de tratamento acústico para cinema deve contar com soluções adequadas e que tenham um alto grau de absorção do som.

Cabe ao arquiteto responsável a análise de informações técnicas de cada material para as instalações, levando em consideração os demais objetos projetados para o espaço, como por exemplo, poltronas, cortinas e carpetes que também são itens que influenciam no condicionamento sonoro.

  • Portas acústicas

Confeccionadas em diferentes tipos de aços e preenchidas com materiais que possuem isolantes acústicos, as portas metálicas devem também contar com um sistema de vedação eficiente.

Essas portas especiais são essenciais para estancar o som do ambiente, impedindo qualquer passagem de som.

  • Sistema de distribuição de ar

Por fim, vale ressaltar a importância de ter uma atenção muito especial quando o assunto é ar condicionado. Esse item tão fundamental para a boa climatização na sala é também muito conhecido por seus ruídos indesejados.

O ideal, nesses casos, é a instalação de dutos que dispensam chapas metálicas e contam com rígidos painéis de lã de vidro em seu sistema. De fácil instalação, entregam um ótimo isolamento acústico e térmico. 


Um projeto bem executado entrega performance e experiências, criando todo o ambiente ideal para que o filme seja apreciado da melhor forma possível. Por isso, na hora de projetar uma sala de cinema, vale um investimento em materiais de qualidade.

Quer saber mais e encontrar soluções para seu projeto? Clique aqui e conheça o tratamento acústico para cinema da Isover.