Curiosidades
5 minutes min

Entenda a importância do isolamento térmico e acústico em restaurantes

entenda_a_importancia_do_isolamento_termico_e_acustico_em_restaurantes

Entenda como o isolamento térmico e acústico pode influenciar no sucesso de um restaurante. Confira!

Entre os fatores que influenciam o sucesso de um restaurante, além do atendimento e da gastronomia, estão o isolamento térmico e acústico oferecidos pelo local[SAFTd1] . Isso pode determinar o conforto ou não dos clientes e, consequentemente, pode gerar impacto na avaliação geral do restaurante.

Você já foi em um restaurante que nem dava para relaxar um pouco e apreciar a comida por conta do calor excessivo? Ou então, já foi com família e amigos em algum local e mal conseguiam se ouvir por conta do excesso de ruídos?

Esse problema é mais comum do que parece, por conta de projetos que não levam em consideração aspectos como clima da região e ruídos externos e internos que tiram o conforto de quem está no ambiente.

Para te ajudar a sempre oferecer os melhores projetos e soluções em isolamento acústico e térmico para restaurantes, vamos abordar alguns pontos essenciais que não podem ser deixados de fora. Continue lendo!

Planejamento

O primeiro passo é definir, de acordo com o tipo de gastronomia que será oferecido no restaurante, como será o ambiente: Layout dos móveis e outros equipamentos, cores e linguagem visual do estabelecimento. Essa etapa é importantíssima pois aqui você vai determinar que visão e experiência os clientes terão no restaurante.

Então considere: o projeto visa ter música ao vivo? Existirão espaços ao ar livre? Terá um bar ou mesas próximas da cozinha? Esses detalhes fazem muita diferença. Por exemplo, em um restaurante de 2 andares, que a ideia é proporcionar música ao vivo para clientes: onde será esse espaço para o músico ou banda se apresentarem? Como os clientes podem desfrutar da música e ter refeições agradáveis ao mesmo tempo? A vizinhança se enquadra em área residencial? Essas respostas são essenciais para a escolha dos materiais acústicos mais adequados.

Em relação à cozinha, dependendo da forma que for projetada e o posicionamento das mesas, é importante tomar cuidado para que os barulhos gerados por ela não cheguem às mesas mais próximas no salão do restaurante. Já em restaurantes com espaços ao ar livre, apesar de ser uma proposta muito interessante, pode ser difícil de controlar a propagação de ruídos internos e externos, por isso, leve em consideração a análise da vizinhança para ter certeza de que espaços ao ar livre também serão confortáveis.

Conforto térmico

O conforto térmico é item de extrema importância. De nada adianta ter um lindo restaurante, e por conta de ou muito calor ou muito frio, os clientes não consigam permanecer por conta de experiência desagradável. Isso pode impedi-los de querer retornar ao restaurante ou indicar o estabelecimento para outras pessoas.

Para que o projeto tenha sucesso, é importante considerar o local e o clima da região onde o restaurante estará localizado. Em lugares com clima mais quente é imprescindível que o projeto conte com recursos de ventilação cruzada e preveja climatização com ar condicionado; faz toda a diferença verificar os cuidados e locais onde os equipamentos poderão ser instalados. Porém, para ajudar no isolamento térmico e boa distribuição da temperatura, algumas soluções complementares como subcoberturas para telhados e revestimento térmico interno de ar-condicionado são importantes, além de ajudarem na economia de energia.

Um clima muito frio por conta de uso constante do ar-condicionado sem nenhum tipo de controle para manter o ambiente em uma temperatura confortável também pode espantar clientes. Em lugares onde o clima já é mais frio, considere o uso de aquecedores, lembrando de instalá-los em pontos estratégicos que deixem todo o local com a mesma temperatura. O uso de forros térmicos e/ou isolantes em lã de vidro para paredes são escolhas que ajudarão a trazer conforto térmico.

Isolamento acústico

Um outro aspecto que pode contribuir para o sucesso de um restaurante é o conforto acústico. Como citamos no começo desse post, se você vai a um restaurante com família ou amigos para relaxar, conversar e colocar o papo em dia, não dá para ficar em um lugar que você não consegue ouvir e nem ser ouvido.

Um dos aspectos importantes para esse conforto é criar barreiras sonoras que impeçam que os ruídos externos prejudiquem a acústica do restaurante e para evitar que barulhos vindos da cozinha ou de outros ambientes atrapalhe a experiência dos clientes.

Como, então, projetar os ambientes para terem a mínima propagação de ruídos indesejados? Além do planejamento de espaços que já comentamos, é importante considerar os materiais que farão parte da estrutura: paredes, teto e até mesmo os equipamentos. Dependendo do que será oferecido no restaurante, escolha equipamentos que fazem o mínimo de barulho.

Para isolar o restaurante de ruídos externos, a lã de vidro é uma opção bem eficiente. Para isolamentos em paredes de Drywall, o Wallfelt4+ da Isover aumenta a capacidade de isolamento acústico da parede sem prejudicar nos benefícios já conhecidos dos sistemas de construção à seco. No caso de isolamento em paredes de alvenaria, o Optima Parede é o mais indicado. Para telhados de restaurantes com uma área extensa, a subcobertura Facefelt 4+ também ajudará não só no isolamento acústico mas também no térmico.
 

Acreditamos que, com essas dicas, seus projetos para restaurantes irão oferecer maior conforto e experiências agradáveis e promover a satisfação do seu cliente. Além disso, a Isover tem uma linha completa de soluções para todos os ambientes e necessidades que podem surgir. Navegue pelo nosso site e confira todos os nossos produtos!