Auto

market_automotive_DS3-cropped.JPG

 

Isolamento automotivo

Os ruídos e as vibrações geradas por um veículo podem ser bastante desagradáveis para o motorista, bem como para aqueles que vivem e trabalham nas proximidades de avenidas e estradas movimentadas. A produção excessiva de calor também pode ocasionar consequências significativas para o veículo, a partir da evaporação de fluidos essenciais, o que danifica os componentes.

O correto isolamento termoacústico ajudará o veículo a reduzir as emissões externas de ruídos, enquanto aumenta o conforto do motorista e diminui ativamente os efeitos negativos do calor.

Há muitos anos, a Isover trabalha de mãos dadas com a indústria automotiva para desenvolver soluções tecnológicas de ponta para isolamento de veículos, capazes de otimizar a eficiência termoacústica de carros, caminhões e ônibus. Em parceria com os líderes do segmento automotivo, a Isover desenvolve componentes customizados e sob medida para motores, sempre com base nas especificações e no desempenho.


All-in-one performance

Desenvolvido e testado para cumprir rígidos padrões de qualidade e desempenho, a lã de vidro Isover para isolamento de automóveis combina excelente eficiência termoacústica com alta segurança contra incêndios e resistência mecânica.


Isolamento acústico automotivo superior

A lã de vidro da Isover proporciona altíssima eficiência em absorção acústica, especialmente para médias e altas frequências.

Excelência em isolamento térmico de veículos

Os feltros de lã de vidro da Isover garantem barreira resistente contra perda de calor para manter a temperatura correta, com o objetivo de otimizar o desempenho do motor e reduzir as emissões de CO2. Uma vez instalados, os feltros de lã de vidro atuam como telas térmicas capazes de proteger as partes dos veículos do superaquecimento.


Proteção aprimorada contra o fogo

As lãs de vidro da Isover são incombustíveis. Por isso, são produtos que contribuem para atender os padrões exigidos pela NBR 15570:2009. Confira algumas orientações da norma:

  • Item 39.2: “Tanto o compartimento do motor como o sistema de exaustão devem ter isolamento térmico e acústico conforme 10.7 a 10.9”.
  • Item 10.7: “Os veículos devem apresentar nível de ruído interno inferior a 85 dB(A) em qualquer regime de rotação. A medição deve ser conforme a ABNT NBR 9079, com o veículo parado, na condição de rotação máxima do motor, a 75% dessa rotação, e em condição de marcha lenta”.
  • Item 10.9: “As medições devem ser realizadas nas seguintes condições: a) temperatura normal de funcionamento do motor, indicada pelo fabricante; b) temperatura ambiente interna estabilizada com a externa, em uma faixa entre 22°C e 26°C; c) umidade relativa do ar abaixo de 70 %; d) medições realizadas após 1 h da temperatura de funcionamento do motor ter sido atingida; e) mínimo de cinco leituras em cada região indicada, com intervalo de 3 min; f) veículo em região não ensolarada”.

Materiais leves

A lã de vidro da Isover apresenta o equilíbrio ideal em termos de custo e peso, a fim de atingir a efetiva redução do som. Com as soluções da Isover, é possível obter a mesma absorção acústica de um algodão com apenas metade do peso.


Fácil Moldagem

Perfeita para moldagem, a lã de vidro é muito simples de manusear. Ao utilizar apenas moldagem por compressão, corte e serragem, é possível produzir componentes em quase todos os formatos com escolha do acabamento. Com revestimentos retardadores de fogo, hidrofóbicos e oleofóbicos, estes revestimentos ajudam a proteger o motor da água e do óleo, bem como do risco de incêndio. 


Excelente resistência e durabilidade

A lã de vidro Isover proporciona excelente resistência mecânica e estabilidade ao veículo durante toda a sua vida útil, incluindo resistência aos desgastes do tempo e às vibrações. Isso significa a utilização de menos suportes de sustentação em comparação a outros tipos de material para isolamento.


Resistência a altas temperaturas

As soluções da Isover são ideais para encapsular motores e, com isso, reduzir as emissões de ruídos diretamente na origem, enquanto mantêm a temperatura do motor. Os componentes envoltos pela lã de vidro podem suportar temperaturas acima de 230º C.


Redução do Impacto ambiental

Todos os feltros de lã de vidro para isolamento termoacústico da Isover são biossolúveis e produzidos a partir de 80% de vidro reciclado, sustentabilidade comprovada por meio de certificações EPD, pontuação no selo LEED V4. O produto gera baixa emissão de CO2 durante toda a sua vida útil.

Somos a única fabricante de lã de vidro da América Latina com a tripla certificação: ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001. 

Além disso, é importante ressaltar que a lã de vidro é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pertencente ao grupo de materiais não cancerígenos. 

Com segurança e eficácia comprovadas, a lã de vidro confere intensa proteção termoacústica aos automóveis.