Cases & Obras
3 minutes min

VOCÊ CONHECE PAINÉIS ACÚSTICOS?

isover_paineis_acusticos

SOLUÇÕES QUE NEM TODO MUNDO CONHECE

Existem no mercado algumas soluções práticas e eficientes, usualmente instaladas em diversos em ambientes corporativos, mas pouco conhecidas para residências. O painel acústico é um recurso acessível, prático e econômico, de fácil instalação e que pode ser inserido como um elemento de decoração na casa, pois seu aspecto decorativo e a versatilidade de aplicação permitem que ele se adapte a qualquer ambiente.

Usualmente composto por lã de vidro e resinas sintéticas naturais, disponível em várias cores e tamanhos. Além disso, existem opções recobertas por tecido colorido, o que ajuda a compatibilizar o painel com a decoração - ficam parecidos com quadros na parede. Uma solução eficiente para reduzir os efeitos da reverberação do som, tanto internos quanto externos.

ONDE PODE SER UTILIZADO

É bastante indicado por arquitetos e profissionais especializados em acústica para utilização em quartos, home theater, sala de estar ou de jantar ou até mesmo em áreas comuns de prédios como salão de festa, brinquedoteca, hall de entrada, cinema, entre outros.

Outra grande vantagem de instalação desses painéis são os home offices, que vêm ganhando cada vez mais ganhando espaço no mercado de trabalho. Quem faz parte dessa tendência entende a necessidade de silêncio e isolamento dos demais ruídos da casa no seu dia a dia.
 

isover_medida_placas_acusticas

COMO FUNCIONA

Ao se propagar em um ambiente fechado, o som reflete nas superfícies de forma desordenada e ruidosa, causando desconforto. Torna difícil a compreensão de palavras, afeta a concentração e causa irritação, atrapalhando também tarefas e atividades simples e até o descanso. A função dos painéis acústicos é justamente absorver esses ruídos desordenados, proporcionando uma redução de energia das ondas sonoras e evitando seu retorno ao ambiente.

Sua capacidade de absorção é medida em cada faixa de frequência de som que ficamos expostos normalmente (250, 500, 1000, 2000Hz), para então definir-se os índices próprios de cada material utilizado.

OUTROS BENEFÍCIOS

Além do conforto acústico, os painéis também são sustentáveis podendo, inclusive, funcionar como isolante térmico, reduzindo gastos com ar condicionado e consequentemente energia elétrica. Outro diferencial está na segurança, pois o material utilizado em acabamentos pode ser determinante para a redução de riscos de alastramento de chamas em caso de incêndio.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

Os painéis acústicos podem ser facilmente instalados em superfícies lisas (utilizando velcro) ou texturizadas (com parafuso e bucha). Para limpeza simples, pode ser usado aspiração ou pano seco. Se houver manchas, é aconselhável utilizar um pano levemente umedecido com sabão neutro, detergente ou limpador doméstico multiuso, mas com cuidado para não encharcar a placa.

Com tantas vantagens não há mais motivos para não investir em conforto e tranquilidade.