Curiosidades
3 minutes min

​Sistema auditivo

isover_sistema_auditivo

A audição é um dos mais belos sentidos humanos.

Saiba como funciona e quais são suas relações com a saúde, o bem-estar e a produtividade.

Não podemos nos proteger dos sons desconfortáveis fechando os ouvidos, como fazemos naturalmente com os olhos. Não sabemos avaliar a qualidade da nossa audição. Enfim, sabemos muito pouco sobre ela.

Até que o aparelho auditivo revele a sua sutil ou devastadora expressão, o som é uma construção invisível que ultrapassa todas as barreiras. Ele ignora a pele, o aço ou a água, faz de tudo um meio de locomoção.

Por meio da audição é que sentimos o mundo ao nosso redor.

SISTEMA AUDITIVO

A vibração de moléculas do ar ou de qualquer outro meio material, resulta nas ondas sonoras. O ouvido é essencialmente um mecanismo de recepção de ondas sonoras e conversão em impulsos nervosos.

isover_sistema_auditivo_1

O ouvido externo se responsabiliza pela captação das vibrações do ar, função para a qual sua anatomia é especialmente projetada.

É formado por um canal em forma de concha de cartilagem flexível que funciona como um tubo de audição, isto é, ele recolhe e concentra ondas sonoras, conduzindo-as, ao tímpano.

No ser humano ele tem pouca importância - poderíamos ouvir muito bem sem o ouvido externo. Em muitos animais, entretanto, o ouvido externo pode voltar-se na direção da fonte do som e executar uma importante função ao recolher as ondas sonoras. O tímpano está numa posição oblíqua em relação ao canal auditivo. É uma membrana com uma infinidade de fibras delicadas dispostas em círculos concêntricos para dar-lhe elasticidade e fibras elásticas resistentes distribuídas como as varetas de um guarda-chuva para dar-lhe resistência. O timpano vibra ao receber as ondas sonoras transferindo-as para o ouvido médio.

------------------------

No ouvido interno a cóclea e canais circulares se encarregam da sensibilização das células auditivas que deflagram impulsos nervosos até o cérebro, onde o som será formado e reconhecido.

O ouvido interno ou labirinto é formado pela cóclea ou caracol e pelos canais semicirculares. Comentaremos aqui somente a cóclea, que é o órgão do sentido da audição. Os canais se relacionam ao equilíbrio e ao senso de orientação do corpo. A cóclea tem a forma de uma concha de caracol, sendo uma espiral de duas voltas e meia. Está cheia de linfa, um fluído semelhante ao sangue, diferente deste por não conter glóbulos vermelhos. As ondas sonoras são transmitidas do tímpano ao fluído da cóclea pelos três ossos. A cóclea é revestida pela membrana sensitiva formada de 24.000 fibras.

isover_sistema_auditivo_2

Segundo a teoria da ressonância, as fibras da membrana basilar se assemelham às cordas de um piano. Na cóclea, as "cordas" auditivas - as fibras basilares - aumentam de comprimento gradativamente da base para o ápice da cóclea, exatamente como as cordas do piano. Quando elas vibram estimulam as células nervosas próximas a enviarem um impulso nervoso ao cérebro, onde é interpretado com som grave ou agudo. 

A maioria das pessoas pode ouvir ondas compressionais se sua freqüência for maior que 16 vibrações por segundo e menor que cerca de 16.000 vibrações por segundo. Alguns animais têm os ouvidos mais apurados. Um cachorro pode ouvir ondas de freqüência até 25.000 vibrações por segundo e um morcego até 50.000 vibrações por segundo.